Fique ligado

Edição 460

Workshop para falar das novas regras de trânsito

Publicado

em

Lions Clube da Trofa dinamizou workshop sobre as novas regras de trânsito, ministrado pela Escola de Condução Máxima.

Os sinais de proibição, de aviso e de perigo estavam por toda a parte, no interior da sede do Lions Club da Trofa. Serviram para preparar o cenário para o workshop que teve como tema as novas regas de trânsito.

Publicidade

 

Depois de aceder ao convite da associação, a Escola de Condução Máxima preparou uma verdadeira aula de código, explicando aos participantes o modo de circular nas rotundas e a maior prioridade que se dá aos ciclistas. Sobre o primeiro tema, Clara Cardoso, responsável pela escola, explicou que as rotundas da Trofa, pela pequena dimensão, “dificultam o cumprimento da regra” que impõe que o condutor que pretenda sair na primeira saída da rotunda tem que circular na via mais à direita, enquanto que se pretender sair por qualquer outra das vias, deverá ocupar as vias à esquerda e só passar para a via mais à direita após passar a saída imediatamente anterior àquela onde pretende sair.

Já no que respeita à subida de estatuto dos velocípedes, Clara Cardoso destacou a possibilidade de dois circularem a par e a obrigatoriedade de o condutor guardar uma distância de, pelo menos, um metro e meio para o ciclista. Sobre a última regra, a responsável pela Máxima mostrou desacordo, mostrando reticências quanto à eficácia.

Em declarações ao NT, Clara Cardoso afirmou que as pessoas “desleixam-se” muito na condução, no entanto, no que concerne às novas regras “mostraram-se interessadas em perceber o que se tratava”. “A circulação nas rotundas já estava assim delineada, mas ninguém respeitava. Esta lei só vem reforçar a regra. Esperemos que este workshop faça com que os participantes passem a palavra e sensibilizem outros condutores”, sublinhou.

Por seu lado, Manuela Oliveira, presidente do Lions Clube da Trofa, explicou que a atividade foi organizada tendo em conta “a preocupação de servir a comunidade”. “Como as novas regras passaram despercebidas a muita gente, lançamos o desafio à escola de condução Máxima que, felizmente, acedeu com agrado a esta ideia”, explicou.

A direção do Lions está a preparar mais workshops e pretende também realizar um dia de rastreios de saúde, mantendo as habituais colheitas de sangue. “Vamos tentar fazer um jantar para angariação de fundos para uma instituição e outro de aniversário e uma atividade ligada ao ambiente”, anunciou Manuela Oliveira.

Novas regras de trânsito

Taxa de alcoolemia mais baixa para recém-encartados e condutores profissionais

– A taxa de alcoolemia permitida reduz-se de 0,5 g/l para 0,2 g/l para recém-encartados (a partir de 2013) e condutores profissionais (veículos de socorro ou serviço urgente, transporte coletivo de crianças e jovens até aos 16 anos, táxi, pesados de passageiros ou de mercadorias, transporte de mercadorias perigosas). Coimas podem chegar aos 500 euros e inibição de conduzir de dois meses (entre os 0,2 e os 1,19 g/l)

 Circulação nas rotundas

– Quem entra numa rotunda tem sempre que dar prioridade a quem lá circula (mesmo a veículos sem motor como as bicicletas).

– O condutor que pretenda sair na primeira saída da rotunda tem que circular na via mais à direita; se pretender sair por qualquer outra das vias, só deve ocupar a via de trânsito mais à direita após passar a saída imediatamente anterior àquela onde pretende sair, mudando progressivamente de faixa e sinalizando a manobra.

– A exceção é apenas para os veículos de tração animal, velocípedes e veículos pesados (como os autocarros) que podem circular sempre à direita. A multa pode variar entre os 60 e os 300 euros.

 Sistema de retenção para crianças

– As crianças com altura a partir dos 1,35 metros já não são obrigadas a usar sistema de retenção.

 Velocípedes

– Se não houver sinalização, os velocípedes também estão abrangidos pela regra geral de cedência de passagem, ou seja, se uma bicicleta se apresentar pela direita, tem prioridade sobre o veículo motorizado.

– O velocípede já não é obrigado a circular o mais próximo possível da berma. Tem que transitar pelo lado direito da via, mantendo uma distância de segurança para a berma.

– Para ultrapassar um velocípede, o veículo motorizado tem que guardar uma distância mínima obrigatória de 1,5 metros para a bicicleta. Em caso de transgressão, a multa é de 60 euros.

– As bicicletas podem circular aos pares na via, têm prioridade nas passagens para velocípedes e podem circular nas faixas dedicadas aos transportes públicos.

– As crianças podem circular de bicicleta nos passeios e atravessar passadeiras, sendo equiparadas a peões

Continuar a ler...
__________________

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...