Ano 2010
Variante causa atrito entre Famalicão e Trofa
Armindo Costa acusa Joana Lima de “oportunismo político” depois do anúncio do arranque da discussão pública da variante à EN 14. Presidente da autarquia trofense recorda que “acompanhou muito de perto o processo” e valoriza o avanço da obra.
Um dia depois de ter sido colocado em Consulta Pública o estudo de impacte ambiental da variante à Estrada Nacional 14, esta empreitada já gera polémica, com Armindo Costa, presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão, a reclamar a forma como a novidade foi anunciada, apenas por Joana Lima, edil trofense. O edil famalicense lamenta não ter tido conhecimento da reunião entre Joana Lima e o Secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Paulo Campos, que garantiu à autarca trofense que o concurso para a construção da estrada será lançado ainda em 2010. “Se dá conta desta informação numa reunião com apenas um dos municípios interessados, este Governo não é sério”, contestou Armindo Costa, em conferência de imprensa.
Acusando a presidente da autarquia da Trofa de “oportunismo político e de procurar protagonismo”, Armindo Costa lamentou que a autarca tenha anunciado uma empreitada “para a qual nunca tinha contribuído”. Em declarações aos jornalistas no final de uma reunião do executivo, o autarca de Famalicão mostrou-se indignado com o anúncio da homóloga trofense: “Eu já cá ando há muito tempo e sei que estas coisas têm avanços e recuos e sei que a senhora presidente da Câmara da Trofa não fez nada para o que aconteceu agora e não há sequer nenhuma palheira mexida por ela”.
Em resposta à reacção de Armindo Costa, a presidente da autarquia trofense negou que só agora tenha chegado ao processo e, sem querer “reclamar mérito desta ou daquela acção”, Joana Lima salientou que o mais importante “é que o projecto não está parado”. “Eu confio no Governo e na palavra do Sr. Secretário de Estado e por isso acredito plenamente que a obra vai mesmo ser uma realidade, para bem de todos. Não é só aos Trofenses que esta variante faz falta, pois esta é uma via que vai beneficiar toda a região já que, diariamente, são aos milhares aqueles que têm de utilizar, nas suas deslocações, a Estrada Nacional 14”, afirmou em declarações ao NT.
A edil trofense recordou ainda que “enquanto autarca da Trofa e como Deputada na Assembleia da República” acompanhou “muito de perto todo este processo, tendo inclusive reunido, por diversas vezes, com responsáveis da Estradas de Portugal e do Governo”. “Ainda enquanto Deputada fiz parte da Comissão de Obras Públicas e portanto, acompanhei também nessa qualidade o desenrolar dos acontecimentos que possibilitam que estejamos agora em fase de Consulta Pública”, acrescentou.
A autarca apelou “a todos os Trofenses para que participem nesta Consulta Pública pois este é um acto de cidadania, de demonstração de interesse e de participação de todos numa obra que é para todos”. Joana Lima considerou que “esta é uma forma de os cidadãos do nosso município poderem contribuir para transformar a Trofa num concelho mais desenvolvido, mais próspero e mais moderno”, concluiu.
-
Assinatura em pdf4 dias atrás
Edição papel nº288 do Jornal do Ave
-
Região2 semanas atrás
Santo Tirso acolhe Feira e Fórum do Mel
-
Crónicas e opinião2 semanas atrás
Linha do Equilíbrio: Aproveitar os raios de sol…!
-
Trofa2 semanas atrás
Choque em cadeia provoca seis feridos na variante de Santo Tirso
-
Trofa2 semanas atrás
Centro Qualifica AE Trofa celebra S.Martinho e promove intercâmbio cultural entre formandos
-
Trofa7 dias atrás
Leilão da Horainox: Unidade industrial e equipamentos avaliados em mais de 860 Mil Euros disponíveis até 20 de Novembro
-
Trofa7 dias atrás
Abriu ao transito a nova rotunda e Avenida de Mosteirô
-
Falecimentos2 semanas atrás
Falecimento de António Manuel Vieira de Araújo