Ano 2006
Última jornada jogada em casa

No jogo a contar para a vigésima nona jornada da 2ª Divisão, série 1 da Associação de Futebol do Porto, o S. Romão conseguiu somar três pontos no reduto do último classificado e substituiu o Gondim na sexta posição.
A penúltima jornada da 2ª Divisão, série 1 da AFP foi “risonha” para o S. Romão, que averbou uma vitória fora, frente ao Lavrense, por 1-2, com golos de Raimundo e Vítor Lopes.
Os primeiros minutos da partida foram dominados pela equipa caseira, enquanto que os de S. Romão se adaptavam ao terreno e experimentavam as saídas em profundidade.
O primeiro lance de perigo foi protagonizado por Raimundo, que desperdiçou uma grande oportunidade para inaugurar o marcador aos quinze minutos.
A formação do Lavrense insistia no ataque e deixava alguns metros livres nas suas costas, que eram inteligentemente aproveitados pelos jogadores romanenses. Havia muita posse de bola da equipa do Lavrense, que no entanto, não era produtiva, enquanto que pela equipa do S. Romão assistia-se a lançamentos profundos com as jogadas a serem cortadas por fora de jogo ou por remates consecutivos de Gusto, Raimundo, Vítor Lopes e Baradas.
Aos vinte minutos o primeiro golo surgiu para a formação forasteira, por intermédio de Raimundo. Dez minutos depois uma grande penalidade foi desperdiçada pelo mesmo jogador que tinha inaugurado o marcador. Contudo na jogada seguinte o segundo golo acabou por surgir, desta vez marcado por Vítor Lopes.
Nos oito minutos que faltavam para o final da primeira metade do encontro, assistiu-se a um ascendente dos da casa que dominavam em estatísticas, com mais pontapés de canto, livres e cruzamentos.
Na segunda parte as mesmas intenções entraram em campo, para ambas as equipas. O Lavrense tentava mudar o rumo de jogo, enquanto que os romanenses procuravam o terceiro golo em contra-ataque.
À passagem do minuto cinquenta e oito, o Lavrense viu a sua tarefa complicar-se ao ficar reduzido a nove jogadores e foi obrigado e jogar contra mais um no S. Romão, fruto da expulsão de Vitó, que tinha entrado cinco minutos antes para o lugar de Vítor Lopes.
Mesmo a jogar com nove unidades o Lavrense chegou ao 1-2, na sequência de uma grande penalidade, a castigar mão de um central romanense.
A entrada de Martins e Moutinho para os lugares de Vítor e Raimundo, respectivamente vieram dar tranquilidade à equipa de S. Romão, que acabou por vencer a partida.
Para José Monteiro, treinador romanense, os seus jogadores “foram os melhores, mas também os piores”.
“Vencer o último jogo” no próximo fim-de-semana é um objectivo que o treinador quer ver cumprido e para isso alerta que a equipa “tem que ser igual a si mesma”. Sendo em casa José Monteiro aproveitou para aludir aos adeptos e simpatizantes do S. Romão “que lotassem o campo Carlos Alves”.
Covelas perde com quinto classificado
A formação do Cruz, que ocupa o quinto lugar deste campeonato viajou ao reduto do Covelas e conseguiu uma vitória de 1-3, que lhe permitiu igualar pontualmente com o Vila Chá, este que consentiu a perda de pontos ao empatar com Atlético de Vilar.
Já ao Serzedo não lhe foge a vitória do campeonato. Com sessenta e seis pontos e, mesmo perdendo com o Desportivo de Portugal, segundo classificado, o primeiro lugar está assegurado, mesmo que perca no próximo fim-de-semana.
O Guilhabreu também cumpriu o objectivo e venceu o Lusitânia de Santa Cruz por 2-1, aumentando a sua vantagem em relação ao quarto classificado.
A vitória sobre o último classificado permitiu à formação do S. Romão substituir Gondim na sexta posição, já que este deixou escapar três pontos no confronto com o Mindelo. O Milheirós também alcançou três pontos importantes para fugir aos últimos lugares da tabela classificativa, ao vencer o Ramaldense por 2-0.
O último adversário do S. Romão é o Guilhabreu, enquanto que o do Covelas é o Gatões.
Classificação 2ª Divisão, série 1 da AFP
01º – Serzedo – 66 pontos
02º – Desp. Portugal – 62 pontos
03º – Guilhabreu – 60 pontos
04º – Vila Chá – 53 pontos
05º – Cruz – 53 pontos
06º – S. Romão – 47 pontos
07º – Gondim – 46 pontos
08º – Lusit. Sta. Cruz – 43 pontos
09º – Atl. Vilar – 42 pontos
10º – Ramaldense – 37 pontos
11º – Atl. Rio Tinto – 36 pontos
12º – Mindelo – 32 pontos
13º – Milheirós – 26 pontos
14º – Covelas – 23 pontos
15º – Gatões – 11 pontos
16º – Lavrense – 8 pontos
Próxima jornada
Lusit. Sta. Cruz – Milheirós
S. Romão – Guilhabreu
Serzedo – Lavrense
Cruz – Desp. Portugal
Gatões – Covelas
Atl. Vilar – Atl. Rio Tinto
Gondim – Vila Chá
Ramaldense – Mindelo