Fique ligado

Edição 590

Trofense brilha nas Olimpíadas de Física

Publicado

em

Diogo João Costa de Oliveira é aluno do 11.º ano da Escola Secundária da Trofa e um ‘ás’ da física.
O jovem representou a escola da Trofa nas Olimpíadas Nacionais de Física, na Universidade de Coimbra, conseguindo, depois de rigorosas provas de Física teórica e laboratorial, um lugar entre os dez melhores, uma menção honrosa e entrada direta na Escola de Quark- Projeto Quark.
O projeto a que o estudante teve acesso é uma iniciativa do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, com o objetivo de promover a Física junto dos jovens, através de uma escola para estudantes do 11.º e 12.º anos do país, com formação à distância (Fórum Quark) e presencial.
Durante seis meses, entre janeiro e junho de 2017, o aluno da Secundária da Trofa “terá aulas de Física presenciais, no último fim de semana de cada mês, na escola de Quark, a decorrer na Universidade de Coimbra”, informou fonte da escola. Em junho, os conhecimentos de Diogo voltam a ser testados numa prova teórica e outra prática. Se for bem sucedido, Diogo pode partir para uma grande aventura e representar a Trofa e Portugal nas Olimpíadas Internacionais de Física, na Indonésia, em julho de 2017, ou nas Olimpíadas Ibero-Americanas, em setembro, na Colômbia. Para que a passagem à competição internacional seja uma realidade cada vez mais próxima, a professora de Física da Escola Secundária da Trofa, Alice Campos, acompanhará de perto todo o processo.

Continuar a ler...
__________________

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...