Ano 2009
Trajes de Bougado em exposição na Maia

“O Traje Regional em Barro” é a exposição que a Trofa promove no concelho vizinho, na Maia, na freguesia de Vermoim, até final de Agosto.
A mostra procura apresentar os trajes representativos das gentes das freguesias de S. Martinho de Bougado e Santiago de Bougado entre os finais do século XVIII e início do século XX.
Com ela os visitantes poderão observar as bonecas vestidas a rigor com os trajes representativos desta época. De salientar que todas as peças expostas foram elaboradas pelo SDEAI, Sector de Desenvolvimento Económico e Apoio a Investidores, que promove ateliers de cerâmica, arraiolos, pintura, culinária.
A exposição, inaugurada no dia 30 de Julho, ficará patente até ao fim do mês de Agosto. Ao longo da exposição é possível observar os trajes de festa de lavradeira rica, de missa, de noiva, de romaria, de trabalho e do Homem da Palhoça.