Edição 621
Sub-11 do Atlético Clube Bougadense: “Queremos que o Bougadense seja um clube de referência na formação no concelho”
O Notícias da Trofa (NT): Como está a correr a temporada?
Hélder Pereira (HP): No geral, está dentro do que foi projetado no início de época. Ficamos a meio da tabela classificativa na primeira fase do campeonato, jogando contra equipas de maior relevo, e no qual os atletas demonstraram muita vontade de querer aprender, assimilando o que lhes fora pedido e construindo um futebol agradável. Nesta segunda fase, onde a qualidade das equipas são mais equiparadas, continuamos a demonstrar um bom futebol, uma evolução com muito mais competitividade, muita alegria no que fazem e muito fairplay. Uma palavra especial para os pais que marcam sempre presença quer nos jogos, quer nos treinos.
NT: Quais os objetivos na competição?
HP: O principal objetivo dos benjamins da A.C. Bougadense é utilizar o futebol neste escalão no sentido de formar e educar os atletas. No clube, pretende-se proporcionar uma aprendizagem evolutiva sem ultrapassar etapas, criando condições aos atletas para poderem evoluir como futebolistas e terem a possibilidade de um dia poderem fazer parte do plantel sénior e, por outro lado, fomentar a socialização, o respeito pelo outro, amizade, incutindo sempre a importância da escolaridade nestas idades. Neste contexto, os resultados desportivos deixam de ser uma prioridade, mas nunca passam para um segundo plano. Partindo de um princípio que o nosso grande objetivo é formar, queremos que o Bougadense seja um clube de referência na formação no concelho Trofa em todas vertentes.
NT: Quais as principais dificuldades neste escalão/competição?
HP: Inicialmente, a maior dificuldade foi conseguir que os atletas assimilassem o que lhes era pedido, uma vez que a grande maioria era a primeira vez que tinham contacto com uma realidade competitiva. A diferença física com atletas que defrontamos em campo também não foi fácil ultrapassar. Outra dificuldade deste escalão de formação é, sem dúvida, a falta de atletas. Existe uma lacuna de atletas nestas idades, estamos em constante captação de jovens sub-10 e sub-11 e são poucos os atletas que aparecem. Estamos, dia a dia, a inovar, criamos a mascote Bougas, que acompanha a formação e que esteve presente no desfile de Carnaval realizado na Trofa e, sem dúvida, foi o mais requisitado para as brincadeiras pelos alunos das escolas que também participaram. Recentemente, também realizamos o Torneio Vale do Ave Cup 2017, onde quisemos contribuir para os valores que implementamos na formação. Esperamos que com o trabalho que se está a realizar na formação do A.C. Bougadense, o dia de amanha seja melhor com mais atletas, mais “bouguinhas” para Formar.
NT: Com que aptidões os atletas se capacitam neste escalão?
HP: É importante que nós, treinadores, consigamos passar a mensagem sobre as ideias pretendidas e com os exercícios adequados para o desenvolvimento das técnicas básicas como o passe, a receção de bola, o domínio sobre a bola, o remate, aliando tudo isto com o jogo, porque quanto mais jogarem, mais facilmente podem potenciar ao máximo as técnicas e ideias de jogo pretendidas, garantindo assim um melhor desenvolvimento do atleta.
-
Assinatura em pdf6 dias atrás
Edição papel nº288 do Jornal do Ave
-
Região2 semanas atrás
Santo Tirso acolhe Feira e Fórum do Mel
-
Trofa2 semanas atrás
Centro Qualifica AE Trofa celebra S.Martinho e promove intercâmbio cultural entre formandos
-
Trofa1 semana atrás
Leilão da Horainox: Unidade industrial e equipamentos avaliados em mais de 860 Mil Euros disponíveis até 20 de Novembro
-
Trofa1 semana atrás
Abriu ao transito a nova rotunda e Avenida de Mosteirô
-
Falecimentos2 semanas atrás
Falecimento de António Manuel Vieira de Araújo
-
Falecimentos2 semanas atrás
Falecimento de António Maia de Sá
-
Falecimentos2 semanas atrás
Falecimento de Manuel Novais Gomes de Sá