Edição 427
Souto de Bairros regressou à época medieval

O Souto de Bairros, em Santiago de Bougado, regressou à época medieval, com a realização de uma feira levada a cabo pelas associações de pais de Bairros e Finzes.
Ao passar a muralha, o som de flautas e tambores ecoavam pelo Souto de Bairros, anunciando a chegada da alcaidessa acompanhada pelos cavaleiros, infanções, restante corte e arraia-miúda. Tratando-se do “auto de abertura da recriação dos tempos d’antenho do Souto de Bairros”, as moças e moços dançaram ao som da flauta e dos tambores para a alcaidessa (a presidente da Câmara Joana Lima), que foi ainda presenteada com uma demonstração do trabalho do artilheiro e cavaleiros. Depois de o auto de abertura ser abençoado pelo cardeal, foi dada permissão à bailarina sarracena para abrilhantar a sessão.
Leia a reportagem completa na edição desta semana d’ O Notícias da Trofa, disponível num quiosque perto de si ou por PDF.