Edição 513
Sócios aprovam contas e orçamento
Pouco mais de duas dezenas de sócios marcaram presença na Assembleia-geral do Clube Desportivo Trofense e aprovaram as contas da época 2013/2014 e o orçamento para 2014/2015.
Na sessão, realizada na noite de 27 de fevereiro, o presidente do clube, Paulo Melro, anunciou que a gestão da época passada acabou com um resultado negativo de 700 mil euros, sendo que cerca de “535 mil” referem-se a “depreciações”, ou seja “amortizações”, relativas “ao investimento no estádio”, explicou ao NT.
As contas referem-se apenas à gestão do departamento de futebol, secretaria e loja do clube, uma vez que o futebol profissional, onde se insere a equipa sénior que milita na 2.ª Liga, é gerido pela Sociedade Desportiva Unipessoal por Quotas (SDUQ) e apresenta contas autónomas. Estas, apesar de não necessitar de ir a votação, foram apresentadas, revelando resultados negativos na ordem dos “360 mil euros” o que, para Paulo Melro, comprova que o clube, único sócio da SDUQ, “por si só, não é capaz de fazer face ao orçamento, mesmo que este seja reduzido ao máximo” e que “precisa sempre de recorrer a receitas extraordinárias”. “Não conseguimos vender nenhum jogador, pelo que precisamos que alguém se junte a nós e é isso que tem sido feito”, afiançou. É aqui que entram “Rui Silva”, antigo presidente do clube, e “os patrocinadores”, que “têm estado sempre presentes”. “Além disso, há uma empresa representada pelo Dr. Rui Silva, que nos tem comprado passes de jogadores para ajudar o clube a manter-se à tona da água”, adiantou Paulo Melro.
Face a este cenário, Paulo Melro reiterou a necessidade de se constituir uma Sociedade Anónima Desportiva. “Temos mesmo de caminhar para atrair mais investidores, não entrando em aventuras, mas analisar todas as propostas sérias que nos aparecerem. Precisamos da SAD para garantir o futuro do clube”, salientou, deixando claro que “nenhuma decisão será tomada sem ser apresentada e aprovada pelos sócios”.
Foi ainda apresentado, e aprovado por unanimidade, o orçamento do clube para a corrente época, de 230 mil euros, que serão aplicados, essencialmente, na gestão do departamento de formação, incluindo obras no complexo desportivo.
Já o orçamento da SDUQ, relativo à gestão do futebol profissional, também para esta época, não foi apresentado uma vez que, segundo Paulo Melro, trata-se “de um instrumento de gestão da Sociedade” que “tem que ser aprovado pela gerência e pela direção do clube”.
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