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Edição 615

SMS’s do banco podem ser uma armadilha

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“Cliente Montepio Geral: Acesso Inactivo – Adesao Obrigatoria so SMSCODE. Acesse: mobmontepio.com”. Se recebeu uma mensagem escrita no seu telemóvel com este conteúdo, ou idêntico, tenha cuidado, pode tratar-se de uma armadilha para ter acesso à sua conta bancária. Nos últimos dias, alguns trofenses receberam mensagens pouco fidedignas, podendo estar em causa o acesso aos seus dados. Por isso, a atenção deve ser redobrada quando algo semelhante lhe acontecer.
Já ouviu falar de ‘Phishing’? É uma burla que pode chegar por e-mail ou mensagem de telemóvel e que tem como objetivo ludibriar pessoas no sentido de as levar a revelar números de cartões de crédito, informação de contas bancárias, números de segurança social, passwords e outro tipo de informação confidencial. Normalmente, estes ataques são direcionados a clientes dos serviços online dos bancos, que recebem informação, supostamente do seu banco, mas que na verdade o reencaminha (através de um URL/link) para um site com um aspeto muito semelhante ao original mas que, na verdade, é apenas uma cópia, levando muitas das vezes o utilizador a inserir dados pessoais e a ser enganado. Por norma, o utilizador recebe informação de que os dados estão errados, mas os dados já estão do lado do atacante.
Se receber uma mensagem da sua entidade bancária a dar conta de um valor para desbloquear ou que o código de acesso online à conta bancária está inativo, devendo aceder a um link para reativá-lo não o faça, pode mesmo tratar-se de um ataque deste género. Certifique-se sempre de que são fidedignas as mensagens que o banco, eventualmente, lhe possa mandar.

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