Ano 2008
Ser Autarca
Ser Autarca, é defender com honestidade e firmeza, a moderação da política fiscal municipal, dando prioridade à redução das taxas, à devolução de poder de compra às famílias e à competitividade económica de cada concelho. Defender finanças locais equilibradas não dando apoio à proliferação de empresas ou ao emprego cujo único mérito é o cartão partidário.
Ser Autarca, é ser exigente no pagamento atempado das dívidas das autarquias, mas apoiante de políticas que respeitem o princípio da subsidiariedade e o compromisso, de favorecer uma política de preços públicos favorável à família, com especial atenção, pelas famílias numerosas.
Ser Autarca, é considerar prioritária a acção social das autarquias, empenhando-se profundamente em políticas de apoio à parentalidade, redução da pobreza e promoção de bons equipamentos e programas para o desenvolvimento social harmonioso.
Ser Autarca, é dar atenção redobrada à questão da segurança, em que os Contratos Locais de Segurança, sejam uma mais valia eficaz na protecção da liberdade e da tranquilidade pública.
Ser Autarca, é lutar para garantir boas práticas de ordenamento do território e ambiente, com destaque para a eficiência energética, particularmente dos edifícios, a democratização das energias renováveis, a sensibilização e a monitorização da poluição
Ser Autarca, é considerar a mobilidade dos cidadãos como fazendo parte do seu direito mais vasto à liberdade, pelo que deve estar atento a todas as questões relacionadas com o trânsito, os transportes colectivos e a segurança rodoviária, particularmente dos peões.
Ser Autarca, é dar importância à qualidade urbanística dos municípios e ser sensível à preservação da identidade histórica das aldeias, o que pode e deve ser acompanhado por infra-estruturas modernas e por uma boa oferta de serviços e actividades culturais.
Ser Autarca, é empenhar a sua voz e o seu voto em políticas de coesão territorial, não aceitando a tendência mecânica e tantas vezes economicista, para encerrar serviços sem a adequada oferta de alternativas acessíveis.
Ser Autarca, não é lutar para pavimentar e iluminar a sua rua ou fazer o fontanário à sua porta, mas lutar para que exista equidade e justiça na realização das obras municipais;
Ser Autarca, não é para encher de vaidade quem é eleito, mas sim um compromisso de lutar para que o seu concidadão tenha uma melhor qualidade de vida;
Ser Autarca, não é para lutar para que os seus terrenos se transformem, da noite para o dia, de zona agrícola em zona de construção e a sua conta bancária engorde significativamente.
Ser Autarca, é assinar um compromisso de honra com uma só palavra: SERVIR. Essa é a única postura, que deve ter aquele que foi eleito com a responsabilidade de representar um conjunto de cidadãos, que confiou nele a tarefa de garantir, num dado município, ou freguesia, a implementação de projectos, que potenciem um modelo de desenvolvimento económico, cultural, social e civilizacional, que permita melhorar a qualidade de vida a uma comunidade, que se deseja mais justa, mais exigente e desenvolvida, mas também mais solidária.
Vivam os verdadeiros Autarcas, que o são, que o serão ou os que foram!?!
José Maria Moreira da Silva
-
Assinatura em pdf4 dias atrás
Edição papel nº288 do Jornal do Ave
-
Região2 semanas atrás
Santo Tirso acolhe Feira e Fórum do Mel
-
Crónicas e opinião2 semanas atrás
Linha do Equilíbrio: Aproveitar os raios de sol…!
-
Trofa2 semanas atrás
Choque em cadeia provoca seis feridos na variante de Santo Tirso
-
Trofa2 semanas atrás
Centro Qualifica AE Trofa celebra S.Martinho e promove intercâmbio cultural entre formandos
-
Trofa7 dias atrás
Leilão da Horainox: Unidade industrial e equipamentos avaliados em mais de 860 Mil Euros disponíveis até 20 de Novembro
-
Trofa7 dias atrás
Abriu ao transito a nova rotunda e Avenida de Mosteirô
-
Falecimentos2 semanas atrás
Falecimento de António Manuel Vieira de Araújo