Trofa
Secretário-geral da UGT recebe medalha de honra do concelho da Trofa
O trofense Mário Mourão foi o grande homenageado do 24.º aniversário do concelho da Trofa. O atual secretário-geral da UGT recebeu das mãos do presidente da Câmara Municipal a medalha de honra do Município, durante a sessão solene realizada na tarde de 19 de novembro, no auditório do Fórum Trofa XXI, no Parque Nossa Senhora das Dores e Dr. Lima Carneiro.
“Este é o momento de expressar a minha gratidão pela generosa distinção que me é concedida”, referiu Mourão, num discurso em que sublinhou “o justificado orgulho” de receber a láurea e deixou a “promessa” de não se “envaidecer” nem “baixar os braços na tarefa tantas vezes dura e ingrata de contribuir, decididamente, para a defesa daqueles que viveram e vivem dos rendimentos do seu trabalho”.
“Na minha primeira reunião da concertação social, deixei bem claro que a UGT não estava ali como adversária, mas como parceira e era ali que todos nós devíamos construir aquilo que são as expectativas dos portugueses”, referiu, sem deixar de “dizer” que a “necessidade da defesa dos direitos dos trabalhadores” obriga ao cumprimento de “uma condição”: “A de criarmos condições às próprias empresas, porque são elas, a maior parte das vezes, que têm de ter as condições para pagar salários dignos para pagar o trabalho que é desempenhado pelos seus trabalhadores”.
Mário Mourão considera, por isso, que a medalha de honra do concelho que recebeu, considerada à escala do cargo que exerce, “representa também um impulso no sentido de continuar a não olhar a sacrifícios, suscetíveis de contribuir para a concretização da justiça plena a que todos os portugueses e as suas famílias têm direito”.
“Esta medalha acaba, assim, por reforçar o significado da luta pela consolidação dos valores expressos pela democracia”.
Referindo-se à emancipação trofense, no 19 de novembro de 1998, Mário Mourão lembrou a sua “participação ativa” na “criação do concelho” e enalteceu o presidente da Câmara Municipal pela construção dos paços do concelho, uma “magnífica obra”, que “assegura o futuro”.
“A autarquia trofense e os respetivos munícipes ainda se recordam das dificuldades pelo que tiveram de passar para conseguir que a sua reivindicação de fazer a Trofa um concelho tivesse sido coroada com êxito. A luta dos trabalhadores pela justiça a que têm direito não se difere muito da força e da vontade, da firmeza e do ânimo e de muitas horas de trabalho a que todos nós trofenses, mulheres e homens, demos pela dedicação deste projeto e deste concelho”, assinalou.
Por sua vez, Sérgio Humberto, edil trofense, sublinhou o percurso traçado pelo homenageado que, apesar de vir de Angola “com uma mão à frente e outra atrás”, conseguiu “construir uma vida com mérito e garra e uma carreira profissional de reconhecimento a nível regional e nacional”.
-
Assinatura em pdf2 semanas atrás
Edição papel nº288 do Jornal do Ave
-
Trofa2 semanas atrás
Leilão da Horainox: Unidade industrial e equipamentos avaliados em mais de 860 Mil Euros disponíveis até 20 de Novembro
-
Trofa2 semanas atrás
Abriu ao transito a nova rotunda e Avenida de Mosteirô
-
Falecimentos2 semanas atrás
Falecimento de Maria da Conceição Dias e Silva
-
Trofa2 semanas atrás
Noélia Pedrosa e Gabriela Araújo vencem o concurso Lusófono da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo 2024
-
Falecimentos2 semanas atrás
Falecimento de Ana Cristina Lopes Pinheiro Marques da Costa
-
Trofa2 semanas atrás
CENFIM da Trofa vence medalha de ouro no 46.º Campeonato Nacional das Profissões
-
Trofa1 semana atrás
26 anos depois, o futuro ainda não passou por Trinaterra