Ano 2008
Santo Tirso – a capital do presépio

Até ao dia 4 de Janeiro, Santo Tirso está transformada na Capital do Presépio. Isto porque recebe, pelo terceiro ano consecutivo, a Exposição Internacional de Presépios, numa organização conjunta da Câmara Municipal de Santo Tirso e da Confraria do Caco.
Este ano, o país convidado é a França e os presépios expostos no átrio da Câmara Municipal, destacam-se mais pela sua imponência e dimensão do que pelo número de exemplares em mostra. Só para dar um exemplo, o maior dos retábulos presentes tem 35 m2 de superfície, é animado, e conta com cerca de 200 figuras.
O átrio dos Paços do Concelho é o palco principal desta mostra única em Portugal mas não é o único local a receber estes ícones natalícios. Outros presépios de igual beleza e importância estão também expostos nos dois quartéis dos Bombeiros Voluntários (cerca de 400) e também nas montras das lojas (comércio tradicional) da cidade (150 presépios).
Recorde-se que em 2006 (primeira edição) estiveram expostos cerca de 500 presépios de coleccionadores portugueses e em 2007 foram 200, os presépios em mostra de vários coleccionadores espanhóis.