Edição 690
Roteiro para a Páscoa: Semana Santa em Braga com programa vasto
Estamos em tempo de Quaresma, que representa um dos períodos mais importantes para os cristãos que, através dele, se preparam para a Páscoa. Originária do latim quadragesima dies (quadragésimo dia), a Quaresma representa o primeiro dos três momentos do ciclo pascal, que são preparação, celebração e prolongamento.
Por estes dias, várias iniciativas e cerimónias se realizam por todas as paróquias, num caminho até ao dia da Ressurreição de Jesus, a Páscoa, e às quais todos os cristãos são convidados a participar. No concelho da Trofa e na região, há eventos com grande escala, que celebram este tempo pascal e o NT dá-lhe um roteiro de alguns dos mais significativos.
Semana Santa em Braga com programa vasto
A “Semana Santa” é uma das mais icónicas da cidade de Braga. Até à Páscoa, o programa cultural e religioso é extenso, assumindo-se como um dos lugares de eleição para os católicos que querem viver viver, em pleno, o período da Quaresma, participando em diversas atividades e cerimónias. Fique a conhecer o que está reservado para os próximos dias.
No que toca a procissões, a 13 de abril, decorre a trasladação da imagem do Senhor dos Passos, com saída na Igreja de Santa Cruz, às 21.30 horas, para a Igreja do Seminário, percorrendo a Rua do Anjo, Largo de Santiago (onde serão cantados o Miserere e outros motetes), e Largo de S. Paulo. Recolhida a procissão, segue-se a Via-sacra.
No dia seguinte, Domingo de Ramos, o dia começa com a bênção e procissão dos ramos, às 11 horas, com início na Igreja do Seminário e fim na Catedral, onde decorre a missa.
À tarde, às 17 horas, decorre a Procissão dos Passos, com quadros alegóricos e encenação dramática, a partir da Igreja do Seminário.
Já junto à igreja de Santa Cruz, tem lugar o Sermão do Encontro e, no decurso deste, os ouvintes assistem ao comovente encontro de Jesus com sua Mãe Dolorosa, a Senhora das Dores.
Na Quarta-feira Santa, 17 de abril, tem início na Igreja de S. Vítor a popularmente conhecida como procissão de Nossa Senhora da “burrinha”, organizada, desde 1998, pela Paróquia e pela Junta de Freguesia de S. Victor.
Segue-se a procissão do Senhor “Ecce Homo”, na Quinta-feira Santa, a partir da Igreja da Misericórdia, que evoca o julgamento de Jesus, ao mesmo tempo que celebra a misericórdia por Ele ensinada. O cortejo é aberto por um grupo de farricocos, com grosseiras vestes de penitência, descalços e encapuzados, de cordas à cinta, como outrora os penitentes públicos, uns empunhando matracas e outros alçando fogaréus (taças com pinhas a arder).
Ainda neste dia, mas às 10 horas, decorre a missa crismal, que assinala a instituição do sacerdócio; instituição da Eucaristia; agonia de Jesus e seu julgamento, assim como fica marcada pela bênção dos Santos Óleos, que serão levados pelos presbíteros para as suas paróquias a fim de servirem para ungir os batizandos e os doentes.
Às 16 horas, realiza-se o rito do Lava-Pés na Sé Catedral, a que se segue a Missa da Ceia do Senhor.
A procissão do Enterro do Senhor acontece na Sexta-feira Santa, 19 de abril, às 21.30 horas, com saída da Sé Catedral. É organizada pelo Cabido da Catedral, Irmandades da Misericórdia e de Santa Cruz e Comissão da Semana Santa, e é a mais solene e comovente, levando pelas ruas da cidade o esquife do Senhor morto.
Antes, às 15 horas, na Sé Catedral, acontece a celebração da Morte do Senhor.
No sábado, às 21 horas, a vigília pascal e a procissão da Ressurreição realizam-se na Sé Catedral. Trata-se de uma soleníssima celebração, muito rica de simbolismo global e de símbolos particulares: as trevas, a luz, a água, o círio pascal, a cor alegre dos paramentos, a explosão de som e luz.
Já no que respeita ao cartaz cultural, o coro da Santa Casa da Misericórdia de Braga e Ensemble Célio Peixoto protagonizam um concerto na Igreja do Hospital de S. Marcos, a 12 de abril, às 21.30 horas.
Já no dia 15, às 21.30 horas, decorre, na Igreja de Santa Cruz, “Requiem”, de Gabriel Fauré, em ré menor, Op. 48.
A 16 de abril, pelas 21.30 horas, inicia, na Sé Catedral, um concerto pelo decateto de metais “Portuguese Brass”, Coro de Pequenos Cantores de Esposende, Coro Ars Vocalis e Dora Rodrigues, com direção de Fernando Marinho.
O Auto da Paixão, que tem lugar no adro da Igreja de Santa Cruz, às 18 horas de 19 de abril, tem encenação do Grupo Greculeme.
Durante a Semana Santa, decorrem ainda, diariamente, visitas guiadas às igrejas de S. Victor, Senhora-a-Branca e Guadalupe, com saída do Largo da Senhora-a-Branca às 10 horas, assim com às igrejas do Hospital de S. Marcos e Misericórdia, com local de encontro no Largo Carlos Amarante, às 10 horas. Não há custos associados.
-
Assinatura em pdf2 dias atrás
Edição papel nº288 do Jornal do Ave
-
Trofa2 semanas atrás
Colisão faz 4 feridos na EN14
-
Região2 semanas atrás
Santo Tirso acolhe Feira e Fórum do Mel
-
Crónicas e opinião2 semanas atrás
Linha do Equilíbrio: Aproveitar os raios de sol…!
-
Trofa2 semanas atrás
Choque em cadeia provoca seis feridos na variante de Santo Tirso
-
Trofa2 semanas atrás
Centro Qualifica AE Trofa celebra S.Martinho e promove intercâmbio cultural entre formandos
-
Trofa5 dias atrás
Leilão da Horainox: Unidade industrial e equipamentos avaliados em mais de 860 Mil Euros disponíveis até 20 de Novembro
-
Trofa5 dias atrás
Abriu ao transito a nova rotunda e Avenida de Mosteirô