Ano 2010
Ribeira de Covelas de luto (c/ vídeo)

A Ribeira de Covelas, um afluente do Rio Trofa corre negro. As descargas serão, alegadamente, da empresa Savinor que labora junto a estas águas. Empresa nega qualquer responsabilidade.
Negro, com espuma e lamas. Era assim que corria a Ribeira de Covelas, na mesma freguesia, na manhã de quarta-feira, junto à unidade fabril da Savinor.
A denúncia chegou através de um morador, que no fim-de-semana “por curiosidade” foi verificar se as águas já corriam límpidas. No entanto, para além do cheiro nauseabundo, encontrou as águas negras, com espuma e lama. “Milhões e milhões de euros investidos naquela empresa pelo Estado, com o objectivo de eliminar os cheiros e as descargas de lamas para o rio e ao fim de anos de promessas, tudo continua na mesma situação”, acusa o morador que atira as culpas para a empresa de transformação de sub-produtos de origem animal.
{flvremote}http://trofa.otos.tv/videos/ribeiracovelas.flv{/flvremote}
Veja a reportagem completa na edição papel do NT, já nas bancas, ou então faça já a assinatura online para ver o ficheiro digital do NT no site, por 15 euros por ano.