Fique ligado

Trofa

Recebeu uma SMS para pagar uma multa da GNR? Cuidado, é burla!

A Guarda Nacional Republicana emitiu um comunicado a alertar para a existência de uma burla, que está a ser cometida por mensagem de telemóvel, em nome da própria autoridade.

Avatar

Publicado

em

A Guarda Nacional Republicana emitiu um comunicado a alertar para a existência de uma burla, que está a ser cometida por mensagem de telemóvel, em nome da própria autoridade.

Segundo a Guarda, circula “uma mensagem de telemóvel fraudulenta” com o texto “A sua viatura consta para apreender a partir de hoje por coima em atraso pague agora”, indicando em seguida, uma entidade, referência e valor para pagamento supostamente pertencente à Guarda Nacional Republicana, para evitar a apreensão.

Publicidade

 

“Esta mensagem é “FALSA” e pressupõe um tentativa de burla, pois a GNR não envia mensagens de telemóvel para efetuar pagamentos, pelo que se receber esta SMS deverá denunciar e informar de imediato as Autoridades Policiais”, apela a Guarda, no mesmo comunicado.

A Guarda Nacional Republicana reforça que não se deve aceitar métodos de pagamento que desconhece, não seguir instruções de estranhos, nem associar o número de telemóvel a serviços que desconhece.

Qualquer serviço novo de pagamento deve ser esclarecido junto do banco e não se deve fornecer dados confidenciais ou pessoais, via e-mail ou por SMS. Verificar o extrato da conta bancária com regularidade também é um dos conselhos deixados pela GNR.

“Em caso de burla, a vítima deverá denunciar o crime ao posto policial da área de residência, por forma a que se consiga adequadamente monitorizar e melhor gerir os recursos disponíveis, ou poderá apresentar a referida queixa por via eletrónica, utilizando a plataforma digital constante no endereço https://queixaselectronicas.mai.gov.pt. A denúncia deste tipo de crime é fundamental para auxiliar à sua monitorização”, sublinha a Guarda.

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...