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Primeiro-ministro inaugura variante da EN 14 este domingo

A ligação rodoviária entre a Via Diagonal, na Maia, e o interface rodoferroviário da Trofa, abre no próximo domingo, 14 de julho, depois da inauguração feita pelo primeiro-ministro,

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Depois de cerca de um milhão de metros cúbicos de movimentos de terras, mais de 30 quilómetros de tubagens e valetas de drenagem, perto de 170 mil metros quadrados de pavimentações betuminosas, 16,5 quilómetros de guardas e barreiras de segurança, 4000 toneladas de aço e quase 240 mil metros quadrados de áreas verdes – com plantação de mais mil árvores e arbustos -, está concluída a penúltima fase da variante à Estrada Nacional 14.

A ligação rodoviária entre a Via Diagonal, na Maia, e o interface rodoferroviário da Trofa, abre no próximo domingo, 14 de julho, depois da inauguração feita pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, numa cerimónia marcada para as 10h50, na rotunda na Estrada Nacional 318, Junto à Transmaia, em S.Mamede do Coronado.

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O projeto de 32 milhões de euros foi executado pela construtora Gabriel Couto e possibilita uma ligação mais rápida, não só entre a Trofa e o concelho vizinho, como entre freguesias, já que, como já testado pelo NT, é possível chegar da rotunda de Paradela à Transmaia, em S. Mamede do Coronado, em cerca de sete minutos. Pela atual estrada nacional, o mesmo percurso dura mais do dobro do tempo, entre 15 a 17 minutos.

O troço entre a Trofa e a Maia tem cerca de dez quilómetros, em perfil de via única, nos dois sentidos, com mais duas ligações à rede local, uma através da Estrada Nacional 318, junto das zonas industriais do Soeiro e da Carriça, e outra através da Estrada Nacional 14, na nova rotunda que nasceu em Lantemil.

Foi também possível verificar que, em S. Romão do Coronado, a Rua do Cabrito foi toda pavimentada até junto da entrada dos aviários da Savinor.

Este troço da variante contempla a criação de uma ponte sobre o Rio Trofa, com uma extensão de cerca de 750 metros, e de quatro viadutos sobre a Ribeira do Arquinho (374 metros), de Vilares (264 metros), das Covas (180 metros) e sobre o Vale de S. Roque (472 metros).

Segundo a Infraestruturas de Portugal, organismo público responsável pelo projeto, “o investimento neste corredor é prioritário, tendo em conta a necessidade de solucionar os problemas de fluidez de tráfego, mas também para possibilitar a concretização de três grandes objetivos”, a saber: “Aproximar a indústria aos eixos que constituem a malha fundamental para o transporte de pessoas e mercadorias, tendo como foco a rede de autoestradas que caracteriza a envolvente (A3, A7 e A28)”; “potenciar a zona de influência do Aeroporto Sá Carneiro e do Porto de Leixões” e “melhorar a articulação com as infraestruturas ferroviárias”.

Recorde-se que as primeiras fases da variante à EN 14 decorreram no concelho de Vila Nova de Famalicão, com requalificação e apetrechamento de quatro quilómetros da Estrada Nacional, num investimento de 3,2 milhões de euros, e na Maia, com a empreitada entre o Nó do Jumbo e a Via Diagonal, numa extensão de 1,8 quilómetros.

Estrutura da nova ponte já está montada

Com estes troços concluídos, fica a faltar o troço entre Santana e Trofa, que contempla a construção da nova ponte sobre o Rio Ave, construída na zona de Carqueijoso, ligeiramente a norte do Hospital da Trofa, e a cerca de um quilómetro a montante da atual ponte sobre o Rio Ave na EN14. O tabuleiro desta nova ponte terá uma extensão de 163 metros e parte da estrutura de suporte já está no terreno.

Neste projeto, orçado em 12 milhões de euros e também a ser executado pela Gabriel Couto, está prevista a criação de quatro rotundas e um conjunto de restabelecimentos desnivelados para garantia da mobilidade das populações.

O novo troço de ligação dos concelhos da Trofa e de Vila Nova de Famalicão terá uma extensão de 2,4 quilómetros.

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