Ano 2010
Ponte na EN 104 vai ser reparada

A ponte sobre o anterior caminho-de-ferro na Estrada Nacional 104 vai ser reabilitada. A obra é da responsabilidade das Estradas de Portugal, S.A.
Não está em risco de ruir e tratam-se apenas de trabalhos preventivos que vão começar na passagem sobre o antigo caminho-de-ferro na freguesia de S. Martinho de Bougado (EN 104).
A empreitada tem como objectivo reforçar a estrutura da ponte por onde passam milhares de veículos, pesados e ligeiros, e centenas de pessoas a pé diariamente. “A base da concepção do reforço da estrutura é a de manter o tabuleiro existente de betão armado, constituído por uma laje nervurada, suportada por dois encontros de alvenaria (pedra miúda) de granito, acrescentando-lhe elementos resistentes. O reforço das longarinas (cada uma das vigas longitudinais em que assenta o tabuleiro de uma ponte) consiste na instalação de novas armaduras longitudinais e transversais, revestidas com betão projectado”, explicou fonte das Estradas de Portugal, S.A., responsável pela obra.
O concurso foi publicado em Diário da República a 12 de Outubro de 2010 e a “data limite para a entrega das propostas em suporte digital é até às 15 horas do 48º dia contado da data do envio do anúncio”. O preço base do concurso é de 75 mil euros.
As obras deverão começar depois de avaliadas as propostas apresentadas pelas empresas e têm um prazo de execução de 60 dias incluindo sábados, domingos e feriados.