Ano 2007
Peritos do Museu de Arte Antiga analisam, no Mosteiro de Singeverga, tela atribuida aTintoretto

Peritos do Museu de Arte Antiga, em Lisboa, deslocam-se hoje ao Mosteiro de Singeverga, em Santo Tirso, para avaliar uma pintura a óleo atribuída a Jacopo Tintoretto, disse à lusa fonte do mosteiro.
Segundo o padre Paulino, monge do Mosteiro de Singeverga, os peritos deram a indicação que estarão no mosteiro, depois do almoço, para ver a tela.
O padre Paulino referiu, contudo, que o objectivo desta visita não tem como objectivo “confirmar se a obra é do pintor veneziano Tintoretto”.
"A confirmação já nos foi dada pelo perito Vítor Serrão", disse o monge, acrescentando, no entanto, que "terá ainda que ser feito um estudo técnico à obra para se obter 100 por cento de certezas”.
"A adoração dos Reis Magos", uma enorme pintura a óleo, foi doada ao mosteiro Beneditino de Singeverga, em Santo Tirso, em 2003, por um particular de Lisboa.
O padre Paulino contou à Lusa que técnicos do Museu de Arte Antiga "já viram a obra antes dela ser entregue ao mosteiro".
"Na altura, viram-na e deram a sua opinião, dizendo que se trata de uma obra de grande valor, mas não confirmaram, com absoluta certeza, se é ou não de Tintoretto", sustentou.
Com cinco metros de comprimento e dois de altura, a pintura foi colocada na igreja abacial da Ordem Beneditina, estando parcialmente acessível ao público.
Em declarações recentes ao Diário de Notícias, o perito Vítor Serrão afirmou não ter dúvidas que a obra é do pintor veneziano.
"Eu ponho as mãos no fogo em como se trata de um Tintoretto, provavelmente feito a meias com o filho, Domenico, o seu herdeiro artístico", afirmou o historiador de arte, que analisou e estudou o quadro.
In LUSA