Fique ligado

Edição 567

Paulo Gonzo é o cabeça de cartaz das festas Senhora das Dores

Publicado

em

Este ano, as festas ao Divino Espírito Santo e em honra de Nossa Senhora das Dores estão a ser organizadas por uma comissão da aldeia da Abelheira. A comissão, liderada por José Viana, apresenta novidades no ano em que se celebra o 250.º aniversário da Capela.

Com toda a alegria, disponibilidade e responsabilidade. É desta forma que a comissão de festas, este ano a cargo da aldeia da Abelheira, assume a realização das festividades do Divino Espírito Santo e em honra de Nossa Senhora das Dores.
O programa das festas ainda não está concluído, mas o presidente da Comissão adiantou que será Paulo Gonzo o cabeça de cartaz e que vai atuar no dia 19 de agosto. Apesar de ter “a garantia de que vai ser possível usar a concha acústica”, José Viana declarou que vai ser necessário a contratação de um palco para este espetáculo, uma vez que o novo equipamento dos Parques “não tem as condições”.
A Comissão de Festas tem prevista a realização de “diversas manifestações de ordem cultural”, desde “as bandas de música, ranchos folclóricos, bandas de música ligeira, festival da canção – que será alargado a todas as idades -, festividades dos Santos Populares”, entre outras. Uma das novidades da programação das festas é uma noite dedicada à comédia, a 16 de agosto, com a presença de Fernando Rocha e Pedro Neves.
Com esta diversidade cultural, a Comissão pretende que as festas “cheguem a todos os extratos de idade, social e cultural”, ao mesmo tempo que atrai a presença dos jovens, que “dão uma beleza e força incomparável às festas”. “Só com a sua participação podemos deixar-lhes a grande herança do gosto de servir para celebrar a Festa ao Divino Espírito Santo e a Senhora das Dores”, referiu.
Quanto à vertente religiosa, as comemorações decorrem nos “moldes habituais”, tendo como “centralidade as missas solenes das festividades do Divino Espírito Santo e da Nossa Senhora das Dores e respetiva majestosa procissão”, a decorrer na Capela de Nossa Senhora da Dores. As missas aos domingos à tarde “não” se vão realizar, de forma a “não” coincidir com “as diversas atividades de ordem religiosa e cultural”.
As festas em honra de Nossa Senhora das Dores começam a 13 de agosto, com a procissão de velas da Igreja Matriz de S. Martinho de Bougado à Capela de Nossa Senhora das Dores. A procissão em honra da padroeira, um dos pontos altos, está marcada para a tarde de 21 de agosto.
Mas antes, a 14 e 15 de maio, há a festa do Divino Espírito Santo, que marca a abertura do bar da Comissão de Festas. Este ano, estas festividades contam com “uma novidade”: a realização de um festival de bandas de música, com a participação de dez grupos, na tarde do dia 15.
Os tradicionais cortejos e leilão de oferendas vão continuar a decorrer nas tardes de domingo, estando o primeiro previsto para o dia 5 de junho, pela aldeia da Abelheira.
 
Livro assinala 250 anosda Capela
Este ano, a Capela de Nossa Senhora das Dores comemora o seu 250.º aniversário. Foi ainda atribuído pelo bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos, o título de Templo Jubilar à Capela, no âmbito do Ano Santo da Misericórdia decretado por sua Santidade Papa Francisco.
Para assinalar esta efeméride, a Comissão de Festas está a preparar a “edição especial” do programa das festas em livro. Além de “assinalar a história da construção da Capela”, o livro, de “tamanho A4 e de capa dura”, vai conter “os principais monumentos por freguesia” e dar “maior visibilidade às empresas que patrocinam o programa das festas”. “Um livro com bastante qualidade, que pode servir também de cartão-de-visita aos nossos patrocinadores, que o podem ter na receção e na sala de reuniões. Temos vontade de divulgar alguma cultura histórica das freguesias e, por isso, vamos reunir com os presidentes de Junta para pedir autorização para esta divulgação”, contou José Viana.
 
ExpoTrofa de 2 a 10 de julho
A Comissão de Festas também já está centrada na organização da ExpoTrofa, que decorre de 2 a 10 de julho, na zona envolvente à estação de comboios da Trofa. Durante nove dias, os empresários e associações são convidadas a estarem presentes no certame, para se darem a conhecer e divulgar os seus produtos e serviços. Os interessados em fazer parte da ExpoTrofa, podem inscrever-se através de Jorge Silva, coordenador geral desta iniciativa, (965 156 190) ou através do sítio da Comissão de Festas (www.festasdatrofa.pt).
O presidente contou que já abordaram “algumas empresas” e que a preparação está a “correr muito bem”, pois as “pessoas estão a ajudar imenso ao inscreverem-se”.
A decoração da ExpoTrofa também traz novidades. As duas entradas do certame vão passar a ter um jardim, com o intuito de “embelezar ainda mais” o espaço.
De forma a angariar mais verbas para as festas, ao mesmo tempo que promovem o tecido empresarial, a Comissão de Festas tem prevista a colocação de “um ecrã gigante vídeo Led P5 de alta definição, de 5,5 metros por três, com a capacidade de reprodução em vídeo e PowerPoint, com som agregado de 1500 Watts”. Há ainda a possibilidade de as empresas colocarem publicidade nos “painéis publicitários na ExpoTrofa, no Parque Nossa Senhora das Dores, no site da Comissão de Festas e na página do Facebook”.
 
Comissão de Festas
Assembleia Geral: Padre Luciano Lagoa, Joaquim Leite e José Maia.
Conselho Fiscal: Jorge da Silva, Carlos Dias e José Silva,
Direção: José Viana, José Matos, Paulo Reis, Fernando da Costa e Silva, Pedro Andrade e Agostinho Teixeira.
Continuar a ler...
__________________

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...