Fique ligado

Ano 2006

Padre Joaquim Sousa homenageado

Publicado

em

teatro.jpg

 

 

 

 

 

O Padre Joaquim Sousa, falecido em 1975, foi homenageado em S. Mamede do Coronado, no sábado passado,

com uma coroa de flores colocada no seu busto e com uma peça de teatro levada a cena pelo Grupo Paroquial de Jovens Unidos, grupo existente desde 1998.

Publicidade

 

João Duarte, responsável pelo teatro dos mamedenses explicou ao NT que “ao contrário das outras peças já apresentadas, esta é especial, pois é uma homenagem ao Padre Joaquim Sousa, que escreveu várias peças de teatro e nós vamos pô-las em prática. É uma comédia que fala sobre uma série de trapalhadas”.

Natural de Santa Maria de Avioso, Maia, o pároco Joaquim Sousa viveu trinta anos em S. Mamede e segundo João Duarte “como todos os homens tinha os seus problemas e as suas falhas, mas era amigo dos pobres, apoiava muito os jovens e ajudou muito esta freguesia a evoluir a nível cultural”.

O Grupo Paroquial de Jovens Unidos é constituído por vinte jovens, apresenta há já algum tempo peças de teatro e muitas delas são baseadas em passagens bíblicas. O local de apresentação das peças é o salão paroquial de S. Mamede e, segundo João Duarte “está em más condições. Para além de estar sempre ocupado pelas catequeses, necessitava de ser remodelado, para que tivéssemos o mínimo de condições”.

Para além de apresentarem em S. Mamede, o grupo já foi convidado para apresentarem noutras cidades, como por exemplo Viana do Castelo.

Apesar de todas as dificuldades, João Duarte afirmou que “o que impera é a vontade de trabalhar e o gosto pelo teatro” prometendo que, apesar de tudo o Grupo Paroquial vai continuar a trabalhar.

Cerca de duzentas pessoas assistiram à encenação da Peça de Teatro, intitulada “O atelier educador da Moda” que foi precedida pelo monólogos “Uma série de trapalhadas”.

Continuar a ler...
__________________

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...