Ano 2008
PAÇOS DO CONCELHO – Interesses e “cambalhotas” politicas
Acompanhem-me numa pequena retrospectiva da evolução do processo, referindo dois factos relevantes.
Primeiro, na última campanha eleitoral autárquica, o PSD defendeu antiga feruni como a localização ideal para os Paços do Concelho. Confesso que esta solução me agrada pois permite criar uma nova centralidade, além de alargar o núcleo urbano para uma zona que não está ainda mutilada pelos erros urbanísticos dos últimos anos.
O outro facto é que, um ano depois das eleições, o PSD (com apoio do PS e do CDS) impôs a localização dos futuros Paços do Concelho na zona do Catulo, dizendo que tinha estudado como alternativas a antiga feruni e o actual estádio do Trofense. Só a CDU votou contra esta localização, condenando o facto de a maioria PSD/Bernardino Vasconcelos ter escondido os estudos que dizia ter.
Os factos e os alegados interesses.
Agora, depois da contestação e de muitas trapalhadas sobre os terrenos do Parque, o PSD/Bernardino Vasconcelos dá o dito por não dito e recua. Recua dizendo que vai estudar três alternativas: a zona do Catulo (antiga serração e parte dos terrenos do Parque), a zona da antiga feruni e… a zona da Estação da Trofa!!!
Sem que ninguém esperasse, deixou cair a ideia (absurda) de construir a Câmara no capo de futebol do Trofense e apresenta como terceira alternativa a zona da Estação.
Acontece que, há mais de um ano, se comenta na Trofa a existência de um projecto imobiliário para a zona da Estação, que envolve a construção de prédios e da futura Câmara. Ao que parece, este projecto imobiliário é da autoria de um gabinete de projectos da terra e de uma empresa de construção civil!
Significa isto que, muito antes de o presidente da Câmara falar publicamente desta possibilidade, já alguns interessados avançavam com projectos e tentavam convencer pessoas desta localização.
Outro aspecto digno de ressalva é o facto de na zona da Feruni os terrenos estarem a ser alvo de grande especulação, não faltando interessados na sua compra. Aguém sabe quanto valorizaram os terrenos ao longo dos últimos seis ou sete anos? Qual vai ser o lucro dos actuais proprietários com toda esta discussão?
Sinceramente, se o PSD queria construir a Câmara na zona da Feruni, porquê que não avançou com mecanismos que permitissem travar a especulação imobiliária? Quantos anos mais vamos aguardar pelo PDM e pelos Planos de Pormenor para pôr cobro à especulação imobiliária?
Por fim, uma referência ao artigo do António Barbosa na última edição. António Barbosa parece o Manuel Alegre do PSD/Trofa. Primeiro foi com a Trofáguas a escrever neste jornal um artigo bastante crítico, para depois ajudar a afastar a CDU do órgão que tem poder de fiscalização desta empresa municipal.
Agora escreveu sobre os Paços do Concelho, deixando clara a preferência pela localização na zona da antiga Feruni. Contudo, esqueceu-se dessa preferência e esqueceu-se de escrever no seu artigo que na Assembleia Municipal defendeu e votou a localização dos Paços do Concelho na zona do Catulo!
A terminar, deixo duas pequenas questões:
Quanto custa o projecto encomendado a um Arquitecto de renome internacional para a localização dos Paços do Concelho na antiga serração, que agora irá para o lixo?
Se o presidente da Câmara tem realmente estudos que dizem que a melhor localização é na antiga serração, porquê que nunca os mostrou e agora recua na decisão?
Jaime Toga
-
Assinatura em pdf4 dias atrás
Edição papel nº288 do Jornal do Ave
-
Região2 semanas atrás
Santo Tirso acolhe Feira e Fórum do Mel
-
Crónicas e opinião2 semanas atrás
Linha do Equilíbrio: Aproveitar os raios de sol…!
-
Trofa2 semanas atrás
Choque em cadeia provoca seis feridos na variante de Santo Tirso
-
Trofa2 semanas atrás
Centro Qualifica AE Trofa celebra S.Martinho e promove intercâmbio cultural entre formandos
-
Trofa7 dias atrás
Leilão da Horainox: Unidade industrial e equipamentos avaliados em mais de 860 Mil Euros disponíveis até 20 de Novembro
-
Trofa7 dias atrás
Abriu ao transito a nova rotunda e Avenida de Mosteirô
-
Falecimentos2 semanas atrás
Falecimento de António Manuel Vieira de Araújo