Fique ligado

Trofa

O que é um Crédito Pessoal: como funciona e suas vantagens

Publicado

em

Apesar do surgimento de uma multitude de soluções de financiamento, o crédito pessoal continua a ser, de acordo com os dados do Banco de Portugal, o preferido da maioria dos consumidores portugueses.

Mais de 40 mil contratos de crédito pessoal são, em média, estabelecidos todos os meses, mas uma pergunta impõe-se: o que faz do crédito pessoal uma solução financeira tão atraente para os consumidores portugueses?

Publicidade

 

Para podermos responder a essa questão, comecemos por tentar perceber o que é e qual a finalidade de um crédito pessoal.

Crédito Pessoal: o que é e qual a sua finalidade?

Na prática, um crédito pessoal é uma solução, com ou sem finalidade, que oferece aos consumidores o financiamento de que eles necessitam para adquirirem um carro, fazerem obras em casa, investirem ou até fazerem férias.

Em termos de montantes e prazos de reembolso, o crédito pessoal oferece, respetivamente, valores entre 200 euros e 75 mil euros que podem ser pagos até 84 meses (limite máximo). Sublinhe-se que, estes prazos e valores de financiamento, são estabelecidos no momento do contrato e mantêm-se fixos durante o seu período de vigência.

À semelhança de outros tipos de crédito, um empréstimo pessoal apresenta taxas de juro, nomeadamente a TAEG (Taxa Anual de Encargos Efectiva Global), taxa que inclui todas as despesas com o crédito pessoal, e a TAN (Taxa Anual Nominal) que, por sua vez, diz respeito ao “preço do dinheiro” a emprestar.

Após a contratação de um crédito pessoal sem finalidade, tal como o nome indica, poderá utilizar o dinheiro naquilo que bem entender. O mesmo já não se poderá dizer de um crédito pessoal automóvel ou de um crédito pessoal férias, dois casos em que o financiamento só lhe será atribuído se servir para financiar, respetivamente, a compra de um carro ou despesas com férias.

Podemos referir a abrangência de finalidades como uma das grandes vantagens de um crédito pessoal sem finalidade, mas há muitas mais como veremos de seguida.

Crédito Pessoal: Principais Vantagens

Entre outras, as principais vantagens associadas a um crédito pessoal são:

• Grande amplitude de montantes e prazos de reembolso

Como sublinhamos, num âmbito de um crédito pessoal, poderá ter acesso a montantes de financiamento entre 200 euros e 75 mil euros e prazos de reembolso que vão dos 24 aos 84 meses.

• Rápida e simples contratação

Ao contrário do que acontecia anteriormente, com o surgimento dos processos de contratação digital de soluções financeiras, as idas a um balcão físico de um banco ou instituição de crédito para negociar um crédito pessoal deixaram de fazer sentido, já que, através do online, pode comparar diferentes propostas, simular um financiamento e contratualizar um empréstimo sem sair do sofá.

Para isso acontecer, só tem de pegar num smartphone com ligação à Internet, abrir um motor de pesquisa e digitar expressões como “crédito pessoal” ou “empréstimo pessoal online”.

Será, então, apresentada uma extensa lista de soluções de crédito pessoal que poderá escolher. Caso, por exemplo, clique na solução de crédito pessoal do UNIBANCO, assim que entra na página vai encontrar um simulador de crédito que lhe vai permitir calcular o valor da sua prestação mensal em função da escolha que fizer em relação a montantes (entre 5 mil e 75 mil euros) e prazos de reembolso (entre 24 e 84 meses).

Se a resposta lhe agradar e quiser passar, imediatamente, à contratação deste crédito, só tem de clicar na barra “Pedir Crédito” que acompanha o simulador. Nesse momento, será reencaminhado para o preenchimento de um formulário online, ao qual deve anexar os documentos necessários, e submeter o pedido.

Em caso de resposta positiva à sua solicitação, o dinheiro pedido entrará na sua conta em apenas alguns dias.

• Finalidades diversas

Como referimos, se contratar um crédito pessoal sem finalidade, poderá utilizar o dinheiro em coisas tão diversas como a renovação da sua casa, a compra de um pacote de férias ou até no investimento na abertura de um pequeno negócio online.

• Não é hipotecário

Quando contrata um crédito pessoal, não terá de oferecer o seu imóvel ou qualquer outra coisa como garantia do pagamento do empréstimo, já que o crédito pessoal não é hipotecário.

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...