Trofa
Novo Comandante assume liderança do Posto da GNR da Trofa
António Leite traz vasta experiência militar e conhecimento do território

O posto Territorial da GNR da Trofa tem um novo comandante. Trata-se do Sargento-ajudante António Leite, de 48 anos, natural de Cabeceiras de Basto, que assume agora funções com uma carreira sólida e marcada por diversas experiências de comando em território nacional e insular.
Licenciado em Ciência Política, António Leite iniciou o seu percurso militar em 1996, cumprindo o serviço militar obrigatório na Polícia do Exército, em Lisboa. Ingressou na Guarda Nacional Republicana em 2001, e desde então tem exercido diversas funções de comando com distinção.
Entre 2010 e 2012, comandou o Posto da GNR de Castelo de Paiva, tendo mais tarde assumido o comando do Posto de Celorico de Basto durante seis meses, em 2013. Ainda nesse ano, foi colocado no Posto de Cabeceiras de Basto, onde permaneceu até 2018.
Promovido ao posto de Sargento Ajudante em 2020, ano em que foi transferido para a Região Autónoma da Madeira, desempenhou funções como chefe da sala de situação, uma responsabilidade estratégica na coordenação operacional. Em 2022, regressou ao continente para retomar o comando do posto de Cabeceiras de Basto.
Com 48 anos e mais de duas décadas ao serviço da GNR, António Leite assumiu a 17 de março agora o desafio de liderar o Posto Territorial da Trofa, com o compromisso de reforçar a segurança e proximidade junto da população local.