quant
Fique ligado

Trofa

Música, comédia e “prata da casa” animam Festa da Senhora das Dores

Já está fechado o cartaz das festas em honra de Nossa Senhora das Dores, na Trofa.

Avatar

Publicado

em

Já está fechado o cartaz das festas em honra de Nossa Senhora das Dores, na Trofa. A principal romaria da cidade realiza-se de 10 a 20 de agosto, com algumas novidades em relação às últimas edições, fortemente afetadas pela dificuldade de compor a comissão de festas, tradicionalmente a cargo das aldeias de S. Martinho de Bougado, de forma rotativa. Este ano, a aldeia de Valdeirigo é a responsável pela organização da festa, que terá como cabeças de cartaz Fernando Daniel, Nena e Sambinha do Zé.

O primeiro atua a 17 de agosto (sábado), no palco principal, às 22h30, antecedido pelo trofense João Marques, que é um dos artistas da terra que terá oportunidade de brilhar “dentro de portas”. Também Xavier tem concerto marcado para 14 de agosto, às 22h30, altura em que o público poderá ouvir, entre outras músicas, “Festa da Mulherada”, música mais conhecida por “caldeirada” e que tem animado, incessantemente, os programas musicais dos vários canais de televisão generalistas. À meia-noite, há outro trofense em destaque, o DJ Iven R, que vai animar a madrugada a partir da concha acústica.

Publicidade

 

Para o mesmo dia estava designado Miguel Bravo, mas o espetáculo acabou por ser cancelado, devido ao facto de o artista ter sido detido por suspeitas de abuso sexual de menores e pornografia infantil. A comissão de festas deverá anunciar, em breve, o substituto.

Os Júpiter, também com DNA trofense, vão atuar antes de Nena, na noite de 16 de agosto, que termina com o set dos DJ Mac CZ. Na noitada do dia seguinte, após a sessão de fogo de artifício, marcada para a meia-noite, a concha acústica continuará ativa, com a participação do DJ Tony Bianchi.

O Sambinha do Zé promete fazer dançar o público a 15 de agosto, numa noite que contará também com uma atuação itinerante pelo Parque Nossa Senhora das Dores da Orquestra Urbana da Trofa.

A comédia toma conta da festa a 13 de agosto, às 22h00, com um espetáculo que conta com a participação dos trofenses Miguel 7 Estacas e João Miguel Costa, de Joel Ricardo Santos e de Francisco Menezes.

A 11 de agosto, a animação noturna estará a cargo do Conjunto Típico do Val e, no dia seguinte, é a Orquestra de Ritmos Ligeiros que sobe ao palco, às 21h30.

Destaque ainda para a tradicional participação das bandas de música. A da Trofa virá acompanhada da de Fornos e as duas animarão a cidade e o terrado ao longo de todo do dia de 18 de agosto, domingo, data em que se realiza a majestosa procissão dos andores, a partir das 17h00. A noite termina com um espetáculo piromusical.

O programa inclui também uma concentração de motas e bênção dos capacetes, no dia 11, a partir das 09h30, e, no mesmo dia, o Festival de Folclore, às 16h00. Os Sons e Cantares do Ave atuam às 16h00 do dia 15, enquanto a tarde do dia 17 será animada por cantares ao desafio.

Do ponto de vista religioso, há setenário na Capela Nossa Senhora das Dores, às 08h00 no dia 17, às 15h00 nos dias 11 e 15, e às 19h00 nos dias 12, 13, 14 e 16. O primeiro dia da festa, 10 de agosto, é dedicado à vertente religiosa, com missa na Igreja Matriz de S. Martinho de Bougado, às 21h00, seguida de procissão de velas até à Capela de Nossa Senhora das Dores. A 18 de agosto, há missa, na Capela, às 08h30, e missa solene em honra de Nossa Senhora das Dores, na concha acústica, às 11h00. A 19 e 20 de agosto, há missa às 08h30.

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...