Fique ligado

Trofa

Mentira de 1 de Abril – Município da Trofa vai substituir escultura do “T” na rotunda da Catulo

A notícia publicada hoje, 1 de abril de 2025, sobre a substituição da escultura do “T” na rotunda da Catulo, era uma brincadeira do Dia das Mentiras. A informação não corresponde à realidade e não faz parte de nenhum plano ou programa do Município da Trofa.

Publicado

em

A notícia publicada hoje, 1 de abril de 2025, sobre a substituição da escultura do “T” na rotunda da Catulo, era uma brincadeira do Dia das Mentiras. A informação não corresponde à realidade e não faz parte de nenhum plano ou programa do Município da Trofa.

A publicação foi uma piada elaborada para celebrar o espírito do Dia das Mentiras, que é uma tradição em muitos países, incluindo Portugal, onde as pessoas fazem brincadeiras e histórias falsas neste dia. A ideia de substituir a escultura do “T” ou criar novas estruturas nas rotundas da cidade não é verdadeira.

Segue-se a noticia que foi a nossa brincadeira de 1 de abril

O Município da Trofa anunciou esta manhã uma intervenção inédita no espaço público: a nunca consensual escultura do “T”, situada na rotunda da Catulo, será retirada e substituída por um “C” de grandes dimensões, numa alusão direta à zona onde se encontra, Catulo.

A mudança insere-se num novo programa municipal denominado “Revalorização Artística das Rotundas”, cujo objectivo é “dignificar as rotundas do concelho, dotando-as de símbolos identitários que reforcem o orgulho local e embelezem os acessos urbanos”.

Publicidade

De acordo com a autarquia, esta é apenas a primeira de várias alterações. Na rotunda junto ao Estádio do Trofense, serão colocadas as letras “CDT”, iluminadas em LED e com três metros de altura, numa homenagem ao Clube Desportivo Trofense. Já na rotunda de Lantemil, surgirá uma nova estrutura com as palavras “Santiago de Bougado” em letras douradas, acompanhadas por elementos decorativos que representam traços da cultura local, acompanhadas por pequenos azulejos pintados à mão representando cenas da história milenar da freguesia bougadense.

O município pondera, numa segunda fase, lançar uma aplicação móvel que permitirá aos cidadãos votar em novas letras ou símbolos para outras rotundas. Entre as sugestões já recebidas estão: um “P” para Paradela, um “M” para Mosteirô, e um “A” em Alvarelhos, bem como a instalação de uma escultura em forma de emoji de cabra numa zona rural, na rotunda da freguesia de Guidões — proposta que, está a ser avaliada com “serenidade e espírito criativo”.

O presidente da Câmara mostrou-se confiante com o impacto positivo desta medida: “Queremos que cada rotunda conte uma história. E se possível, que fique bem nas selfies”.

Continuar a ler...
__________________

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

          Comer sem sair de casa? clique aqui

Farmácia de serviço

arquivo