Ano 2012
Moisés Oliveira expõe na Casa da Cultura

A Casa da Cultura da Trofa conta, a partir do dia 8 de setembro, sábado, com uma nova exposição, que estará a cargo de Moisés Oliveira. “Pintura e Artes Decorativas” é o nome da exposição de Moisés de Oliveira que estará patente na Casa da Cultura da Trofa até ao dia 29 de setembro.
A inauguração será no sábado, dia 8 de setembro, com início marcado para as 15 horas. O artista, de Vila Nova de Famalicão, demonstrou desde muito novo o seu gosto pelas artes, tendo-se dedicado, já nos anos 50, à pintura decorativa. Nos anos 60 viajou até Paris, onde permaneceu alguns meses para se dedicar por inteiro à pintura. Em 1967 regressou a Portugal, aceitando o convite do administrador da Fábrica Nacional de Relógios “Boa Reguladora”, para formar/coordenar o Atelier de Artes Decorativas, que funcionava como uma escola de artes decorativas, valorizando grandemente os célebres relógios nacionais que se encontram espalhados por todo o Portugal e além-fronteiras.
Em 1993, e já liberto dos seus afazeres profissionais, dedica-se às telas, à pintura de mobiliário e de relojoaria, criando as suas “artes decorativas”. Mestre Moisés, como é conhecido, gosta de reproduzir quadros de grandes pintores da Renascença tendo-se revelado, também, um exímio retratista. Identifica-se com o artista François Bouchier, pela sua sensibilidade e personalidade, transpondo para as pinturas o encanto e sedução de ninfas em cenas mitológicas e alegóricas.
Esta exposição é mais uma prova de que a Casa da Cultura da Trofa está aberta à participação, à criação e ao gosto de todos os interessados, assumindo-se como uma “Casa” de encontro, de oferta cultural diversificada, de aprendizagem, de discussão, de apoio a eventos e artistas da comunidade, bem como de cruzamento de propostas e formas de criação artística.
{fcomment}