Trofa
Misericórdia da Trofa promoveu seminário internacional (c/ vídeo)
Certificada em Humanitude, a Santa Casa da Misericórdia da Trofa, promoveu, a 8 de março, um seminário internacional para partilhar as práticas inovadoras nos cuidados à pessoa idosa
Certificada em Humanitude, a Santa Casa da Misericórdia da Trofa, promoveu, a 8 de março, um seminário internacional para partilhar as práticas inovadoras nos cuidados à pessoa idosa.
Num auditório cheio, e outra plateia a assistir à distância, Zélia Reis, diretora geral da Misericórdia da Trofa, destacava a participação significativa de equipas de cuidadores e técnicos, que estavam a assistir via online, revelando um interesse em massa de aprimorar a qualidade do cuidado aos idosos.
Ao abordar a redução do papel da pessoa idosa ao de beneficiário de cuidados, a diretora geral da Misericórdia enfatizou a importância de reconhecer esta população como indivíduos dignos, com direitos e preferências. Realçou, também, a necessidade de proporcionar um ambiente onde os idosos possam expressar a sua singularidade, quebrando os padrões de rigidez e promovendo assim uma abordagem mais flexível e personalizada.
Questionada sobre o impacto dessa redefinição de cuidados à pessoa idosa sob as políticas e práticas de saúde, Zélia Reis demonstrou otimismo e realçou que “é urgente abandonar a perspetiva medicamentosa do cuidado à pessoa idosa, porque a vida não é uma vida só do corpo” e que “muitas doenças não têm uma causa biológica”.
“Nós somos tanto, ou mais, saudáveis quando estivermos bem com o mundo e com o outro, portanto, devemos ter esta visão muito integrada de saúde, uma saúde social, biológica, física, individual, mas também muito social, de todos aqueles intervenientes que podem concorrer para que esta saúde, assim tão geral e tão integradora, aconteça”, postulou.
O seminário contou com oradores estrangeiros e nacionais que exercem atividade em países como Singapura e Estados Unidos da América, para partilharem conhecimentos inovadores que já vêm inspirando a Misericórdia da Trofa.
“Tivemos o cuidado de ir a um seminário em Paris, que foi quase como um alerta para que, também nós, fizéssemos um seminário para dar a conhecer às instituições, não só do concelho, mas também de todo o Portugal, algumas das boas práticas que nós já temos implementado na nossa Misericórdia”, sublinhou, por sua vez, Júlio Paiva, vice-provedor da instituição trofense
A Santa Casa da Misericórdia da Trofa apoia, atualmente, 260 idosos através das suas residências seniores e do serviço de apoio domiciliário.
-
Assinatura em pdf9 minutos atrás
Edição papel nº288 do Jornal do Ave
-
Assinatura em pdf2 semanas atrás
Edição papel nº287 do Jornal do Ave
-
Trofa2 semanas atrás
Colisão faz 4 feridos na EN14
-
Trofa2 semanas atrás
Atendimento na urgência de Famalicão e Santo Tirso só após chamada para SNS24
-
Região1 semana atrás
Santo Tirso acolhe Feira e Fórum do Mel
-
Desporto2 semanas atrás
Manuel Alves conquista título do Grupo 991.2 na Porsche Sprint Challenge Ibérica
-
Crónicas e opinião2 semanas atrás
Linha do Equilíbrio: Aproveitar os raios de sol…!
-
Falecimentos2 semanas atrás
Falecimento de Laura Odete Alves Pereira