quant
Fique ligado

Trofa

Meninos Cantores: há 25 anos a cantar ao coração dos trofenses

Na tarde de 6 de outubro, a Igreja Nova da Trofa encheu para o concerto comemorativo de um projeto musical que há 25 anos é embaixador do concelho.

Avatar

Publicado

em

Na tarde de 6 de outubro, a Igreja Nova da Trofa encheu para o concerto comemorativo de um projeto musical que há 25 anos é embaixador do concelho. Os Meninos Cantores do Município da Trofa celebraram com uma atuação que pôs antigos e atuais membros do coro e pais a cantarem algumas das músicas que marcaram o percurso deste projeto.

O coro nasceu a 1 de outubro de 1999, de uma ideia aparentemente ousada. Antónia Serra, maestrina desde o início, considera que “foi um ato um bocadinho maluco” de “tentar reunir crianças de todas as freguesias que constituíam o concelho da Trofa”. Ao lado de António Pontes, então vereador da Cultura da autarquia, lançou-se nesta aventura que, desde o primeiro momento, foi acolhida “com entusiasmo” por toda a comunidade.

Publicidade

 

Nas palavras da maestrina, cada atuação é uma homenagem à terra e às gentes da Trofa: “Por todo o lado por onde passamos, deixamos uma pegada cultural muito interessante”, confessa. E de facto, os Meninos Cantores levaram o nome da Trofa a locais tão diversos e importantes como o Parlamento Europeu, a convite do Partido Comunista Português, ou a sede das Nações Unidas, em Nova Iorque.

Para Antónia Serra, alguns momentos brilham mais intensamente na memória. “Em 2003, montámos uma ópera de raiz, foi um momento muito importante”, recorda. Também as viagens foram momentos marcantes para os pequenos cantores. A mais recente, a Nova Iorque, trouxe consigo o peso de cantar para o mundo na ONU. As crianças, garante Antónia Serra, percebem a grandeza destes momentos. “Sempre que proponho uma viagem, penso no enriquecimento cultural delas. Tentamos sempre retirar o maior proveito possível”, assinalou. Mais do que música, são experiências de vida, que lhes abrem horizontes, não só artísticos, mas pessoais.

O número exato de crianças que já passou pelo coro? Difícil de contabilizar, admite Antónia, mas passam as “centenas”, assegura. Alguns seguiram carreiras profissionais na música: há violinistas, cantoras líricas e de teatro musical, mas o verdadeiro propósito dos Meninos Cantores é mais simples, e ao mesmo tempo mais profundo: “O objetivo do coro não é que eles sigam Música, mas que sejam felizes e boas pessoas”.

O concerto comemorativo foi, sem dúvida, a celebração dessa felicidade. Envolvendo tanto antigos como atuais membros do coro, e os pais que os acompanharam ao longo desta viagem, a performance foi o culminar de ensaios cheios de dedicação e paixão. “Não é para me gabar, mas estiveram muito bem, estavam todos muito afinados”, comentou Antónia Serra, com um sorriso de orgulho.

Quanto ao futuro, permanece em segredo. A maestrina guarda no coração o próximo desafio, ainda por revelar. Mas uma coisa é certa: onde quer que os Meninos Cantores do Município da Trofa forem, levarão consigo a música, a cultura e o amor pela sua terra, numa sinfonia que se pretende que continue a ressoar nas gerações futuras.

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...