Ano 2010
Mega-aletria para Natal com alegria
O desafio é aliciante: colocar o nome da Milaneza no Livro do Guiness. A Cerealis, vai meter as mãos na massa e tentar produzir a maior aletria do mundo este sábado, no Porto.
A operação “Alegria com Aletria” está a concentrar todas as atenções da empresa, pois combina marketing, culinária e solidariedade social para transformar 45 quilos de massa Capellini seca (aletria) em 250 quilos de doce, correspondentes a quatro mil taças que serão servidas no Porto.
A ideia de estabelecer o recorde com a aletria, produto regional e sazonal, prendeu-se com o facto de a empresa querer uma acção de “responsabilidade social liderada pelo grupo de directores da Cerealis, que visa promover o espírito de solidariedade associado à época natalícia, convidando toda a população a participar na recolha de donativos para a Liga Portuguesa Contra o Cancro”, explicou fonte da empresa.
Susana Lira, directora de Recursos Humanos da Cerealis explicou: “Esta iniciativa pretende consolidar o trabalho em grupo, propondo à equipa de direcção o desenvolvimento das suas competências relacionais e emocionais fora do contexto de negócio”.
Anualmente, cerca de 400 toneladas desta massa são produzidas na Cerealis, com um consumo estável e exportações limitadas a zonas de emigração portuguesa e à comunidade muçulmana em Moçambique, que também consome o doce no Ramadão.
A empresa espera, porém, que o consumo aumente um pouco, por conta desta iniciativa, que vai ter 25 restaurantes associados, que incluem a sobremesa no seu menu, até ao Dia dos Reis, a 6 Janeiro, para doar à Liga Portuguesa Contra o Cancro, a um euro por cada dose vendida.
Junto à estação da Trindade, no Porto, a cozinha para confeccionar a mega-aletria está montada numa tenda de 500 metros quadrados. Aí haverá dez pontos de fogão com capacidade para dez panelas, sendo que cada panela vai fazer 10 quilos de aletria. O chefe Manuel Almeida vai juntar à massa 150 litros de leite, 15 quilos de manteiga, 60 quilos de açúcar, 21 quilos de gemas líquidas, 20 quilos de limão, 10 quilos de sal e muita canela.
À medida que for ficando pronta, a Aletria vai sendo colocada numa travessa, de oito metros de comprimento e 2,5 metros de largura, concebida especialmente para este momento, onde depois é decorada com canelografia baseada num estudo desta arte realizado por Maria Proença.
Após a confirmação do recorde (no momento da pesagem estará a supervisionar um auditor da Deloitte e um representante do Guinness World of Records), todos os presentes vão poder experimentar a maior Aletria do mundo que será servida por figuras bem conhecidas da sociedade portuguesa.
A Cerealis traçou como objectivo angariar 25 mil euros para a Liga Portuguesa Contra o Cancro e qualquer cidadão individual ou entidade pode participar através de donativo no dia do evento.
Paralelamente, haverá uma exposição sobre a história da aletria, com referência às origens árabes do nome (al itriyya) e ao seu primeiro registo em Portugal, no livro de cozinha da Infanta D. Maria.
Números: Maior aletria do Mundo
4000 taças de aletria serão distribuídas junto à estação da Trindade, no Porto
500 metros quadrados tem a tenda, onde está montada a cozinha
250 quilos de aletria é o que a Cerealis se propõe a confeccionar
150 litros de leite
60 quilos de açúcar
21 quilos de gemas líquidas
20 quilos de limão
15 quilos de manteiga
10 quilos de sal
8 metros tem a travessa onde estará a aletria
-
Assinatura em pdf3 horas atrás
Edição papel nº288 do Jornal do Ave
-
Assinatura em pdf2 semanas atrás
Edição papel nº287 do Jornal do Ave
-
Trofa2 semanas atrás
Colisão faz 4 feridos na EN14
-
Trofa2 semanas atrás
Atendimento na urgência de Famalicão e Santo Tirso só após chamada para SNS24
-
Região1 semana atrás
Santo Tirso acolhe Feira e Fórum do Mel
-
Desporto2 semanas atrás
Manuel Alves conquista título do Grupo 991.2 na Porsche Sprint Challenge Ibérica
-
Crónicas e opinião2 semanas atrás
Linha do Equilíbrio: Aproveitar os raios de sol…!
-
Falecimentos2 semanas atrás
Falecimento de Laura Odete Alves Pereira