Ano 2010
Marchas dão colorido a Guidões

As Festas em honra de S. João Baptista arrancaram no sábado com as Marchas Populares a levarem um colorido diferente ao centro da freguesia de Guidões.
Pelo terceiro ano consecutivo, as marchas populares saíram à rua em Guidões e marcaram o arranque das Festas em honra de S. João Baptista, padroeiro da freguesia, no sábado à noite.
As cinco marchas protagonizaram momentos de alegria e diversão, com as suas danças e as suas roupas a encherem as ruas junto à Igreja Paroquial. Foram mais de duas centenas os marchantes que desfilaram e entoaram cantigas populares alusivas ao seu santo padroeiro.
João Martins, do lugar do Outeiro, é um dos membros da Comissão de Festas e, nessa noite, desceu com os vizinhos as ruas que ligam o Outeiro ao centro de Guidões. No final da actuação, “o balanço foi muito positivo” não só da noite, mas de toda a preparação da festa, que este ano “tinha sido complicada”. “Estávamos a pensar fazer cortejos e não conseguimos, por isso, a nível monetário foi complicado”, explicou. “Mas conseguimos desenrascar tudo e está uma festa que se pode ver”, desabafou. Fazendo jus à sua fama de “barristas”, os guidoenses colaboraram e ajudaram a Comissão a angariar a verba necessária para a festa, com a promoção de algumas actividades como um jogo de futebol que opôs solteiras e casadas. “Foi uma iniciativa que superou em muito as nossas expectativas”, asseverou o membro da Comissão. A par disso, a Comissão manteve “uma tasca” aberta, que também ajudou a fazer face às despesas.
As marchas são um costume recente na freguesia, mas na opinião de João Martins e “a julgar pela multidão que assistiu” “houve uma grande evolução ao longo deste tempo”. Para este guidoense, “é importante manter a festa, porque se não há S. João em Guidões, também não há Guidões”. João Martins enaltece o trabalho desenvolvido na freguesia em prol das Festas em honra de S. João: “É uma freguesia pequena e, atendendo a isso, a festa que faz é muito boa”.
Bernardino Maia, presidente da Junta de Freguesia de Guidões, assistiu na bancada colocada junto à Igreja a todas as marchas, acompanhado por Joana Lima, Presidente da Câmara Municipal, bem como pelo executivo da Junta e outros convidados. No final, a satisfação era evidente: “Foi um bom espectáculo, senti muita emoção e alegria por ver a forma tão genuína e bonita como estas marchas se apresentaram para todos nós. Esta é a imagem de Guidões: uma freguesia moderna, aberta, dinâmica e com pessoas participativas e empreendedoras.” “Os guidoenses estão de parabéns por todo o trabalho que fizeram”, enalteceu o autarca. Sobre a dificuldade em manter viva a tradição das festas na freguesia, o autarca tem “a certeza que os guidoenses saberão dar continuidade às festas por muitos anos”, garantindo que “a Junta de Freguesia estará sempre disponível para ajudar dentro das suas possibilidades.”