Fique ligado

Trofa

Mamedense criou licor a partir da flor do sabugueiro (c/ vídeo)

De uma cultura que floresce em Mendões, Joaquim Maia criou uma bebida que pretende ser um tributo à identidade e à alma daquela aldeia de S. Mamede do Coronado.

Avatar

Publicado

em

Mamedense criou uma bebida a partir da flor de sabugueiro. O Licor de Mendões foi apresentado à população este mês e já está “em experimentação no mercado”.

De uma cultura que floresce em Mendões, Joaquim Maia criou uma bebida que pretende ser um tributo à identidade e à alma daquela aldeia de S. Mamede do Coronado. Da flor do sabugueiro, nasceu um licor, dado a conhecer à população na Junta de Freguesia do Coronado, a 20 de abril.
Fascinado pela “história da flor de sabugueiro”, dada a conhecer pela avó que através dela fazia “mezinhas”, o mamedense decidiu aproveitar um terreno em Mendões para criar um sabugal.

Publicidade

 

Perante as “muitas potencialidades” da flor, mas sem quantidade suficiente para ter vocação exportadora, Joaquim Maia aproveitou a cultura para criar um licor. A fórmula, após várias experiências, resultou numa bebida “muito aromática”, que tem no sabor cítrico o “principal segredo”.

A produção do Licor de Mendões é feita numa destilaria localizada em Guilhabreu, Vila do Conde, com a qual Joaquim Maia firmou parceria. Para Tiago Sanches, representante da Rota Glaciar, foi fácil aceitar a proposta, face ao potencial da bebida. “Já fizemos um primeiro lote de 200 a 300 garrafas e está em experimentação no mercado, mas já estamos a planear a produção este ano, uma vez que só conseguimos produzir quando a flor está fresca, o que torna este licor um produto sazonal”, explicou.

Para a Junta de Freguesia, nasceu mais uma “marca” na vila, que se tornará um “ícone turístico”. “Ainda bem que há pessoas como o senhor Joaquim Maia, que se dedica, que tem capacidade e a motivação necessária para desenvolver este tipo de produto, que vai valorizar a nossa terra e dar a conhecer o grande potencial que tem a vila do Coronado”, sublinhou o presidente, José Ferreira.

O licor de Mendões bebe-se, de preferência, bem fresco e pode também ser combinado com em cocktail, com água tónica ou acompanhado de champanhe seco.

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...