Trofa
LUST é a nova associação que quer defender interesses dos utentes da Trofa
Defender os direitos e interesses dos utentes inscritos nas unidades de cuidados de saúde primários do concelho da Trofa e promover a literacia para a saúde são os principais objetivos da LUST – Liga dos Utentes de Saúde da Trofa
Defender os direitos e interesses dos utentes inscritos nas unidades de cuidados de saúde primários do concelho da Trofa e promover a literacia para a saúde são os principais objetivos da LUST – Liga dos Utentes de Saúde da Trofa, que foi apresentada em Santiago de Bougado, a 4 de maio.
Fundado há cerca de meio ano, a Liga dos Utentes de Saúde da Trofa (LUST) apresentou-se à comunidade, com o compromisso de defender os interesses e direitos dos inscritos nas unidades de saúde do concelho da Trofa.
Manuel Silva é o primeiro presidente da associação, que surgiu da vontade de fazer ouvir os utentes junto das entidades públicas de saúde.
“Entendemos que era este o momento, tendo em conta as transformações no Sistema Nacional de Saúde e os problemas verbalizados por muitos utentes, principalmente ao nível da unidade de cuidados especializados em S. Martinho, alvo de algumas queixas relacionadas com dificuldades em marcar consultas e alguma diferença de tratamento que sentiam em comparação com a outra USF, entretanto deslocalizada para Santiago de Bougado. Mas também sentimos que era necessário promover a ideia de que nós próprios, enquanto cidadãos, somos corresponsáveis pela nossa própria saúde”, explicou o responsável da LUST, que, numa primeira fase de atuação, cingir-se-á aos centros de saúde situados na cidade, concretamente a Unidade de Saúde Familiar (USF) Trofa +, em S. Martinho de Bougado, e a USF Uma Ponte para a Saúde, em Santiago de Bougado.
No entanto, salientou Manuel Silva, “se houver interesse e vontade manifestada pelos utentes dos outros dois centros de saúde”, em S. Romão do Coronado e Alvarelhos, a LUST está disponível a alargar o âmbito da ação, a qualquer momento.
Uma vez que “o quadro legal permite a participação cívica”, a LUST pretende “contribuir para acudir às necessidades dos utentes” e fazer cumprir “as obrigações do Estado para com os cidadãos”.
A dar os primeiros passos, a LUST sustenta-se nos sócios para reforçar posição no dialogo com as instituições. Por isso, Manuel Silva lançou o repto aos trofenses, para que se inscrevam na associação, preenchendo o formulário, que está disponível online, em http://bit.ly/3UBUHbk, e pagando joia de um euro.
Presente na apresentação da associação, a Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Ave, nova entidade que gere os hospitais e unidades de cuidados de saúde primários dos concelhos da Trofa, Santo Tirso e Vila Nova de Famalicão, aplaudiu a iniciativa.
João Marques, diretor clínico da área dos cuidados de saúde primários da ULS, referiu que “é preciso a ajuda de todos” e só com o “trabalho em rede” é possível “fazer a ponte” para que os utentes “tenham voz ativa”.
“A questão da centralidade do cidadão utente não é nova, porque, mesmo antes da criação da ULS já era tida em conta, mas, de facto, é um tema que vai ganhando cada vez mais importância. E neste contexto de transição e em que há uma nova forma de organizar os cuidados de saúde do SNS, este é o momento ideal para este tipo de iniciativas”, sublinhou o clínico, para atestar o timing certo da criação da associação.
António Azevedo, que assume agora o cargo de presidente da Câmara Municipal da Trofa, perante a suspensão de mandato de Sérgio Humberto, também esteve presente na sessão e demonstrou toda a disponibilidade da autarquia para apoiar a atividade da nova associação.
Promover a literacia para a saúde é também um dos pilares de atuação da LUST, que se apresentou no auditório do polo de Santiago da Junta de Freguesia de Bougado, num evento organizado em parceria com a Associação Coração Feliz, que dinamizou uma palestra sobre doenças cardíacas.
-
Assinatura em pdf2 semanas atrás
Edição papel nº288 do Jornal do Ave
-
Trofa2 semanas atrás
Leilão da Horainox: Unidade industrial e equipamentos avaliados em mais de 860 Mil Euros disponíveis até 20 de Novembro
-
Trofa2 semanas atrás
Abriu ao transito a nova rotunda e Avenida de Mosteirô
-
Falecimentos2 semanas atrás
Falecimento de Maria da Conceição Dias e Silva
-
Trofa2 semanas atrás
Noélia Pedrosa e Gabriela Araújo vencem o concurso Lusófono da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo 2024
-
Falecimentos2 semanas atrás
Falecimento de Ana Cristina Lopes Pinheiro Marques da Costa
-
Trofa2 semanas atrás
CENFIM da Trofa vence medalha de ouro no 46.º Campeonato Nacional das Profissões
-
Trofa1 semana atrás
26 anos depois, o futuro ainda não passou por Trinaterra