Edição 467
Luís Borges desfilou criações do trofense Júlio Torcato
Júlio Torcato teve honras de abertura da 34ª edição do Portugal Fashion, que decorreu na Alfândega do Porto, entre os dias 27 e 29 de março.
Os “uniformes retro e o luxo aristocrático decadente, construído num conceito ‘tailoring urbano'”, inspirou a coleção inverno 2014/15 do designer trofense, Júlio Torcato, que a apresentou em mais uma edição do Portugal Fashion.
Nos modelos da próxima estação, o estilista usou, como materiais, “puras lãs, lãs lavadas, brocados de seda, caxemira, algodão e polyamida”, onde predominaram as cores castanho, preto, verde escuro, marinho e azul roya. O estilo destes modelos é “metropolitano moderno”, caracterizando-se pela “fusão entre a estética minimalista e a clássica, pela alta qualidade e forte identidade dos produtos e pela especial atenção dada ao corte e aos detalhes”.
Em entrevista ao NT, Júlio Torcato contou que o desfile “correu bem e as reações foram positivas”, tendo recebido um feedback “muito positivo, tanto de clientes como de imprensa”, que afirmaram que esta “talvez tenha sido uma das melhores coleções” que já apresentou. Uma opinião que considera “bastante boa”, tendo em conta que estavam presentes “jornalistas estrangeiros e alguns clientes”.
Durante o desfile, o trofense apresentou “duas linhas”, tendo começado com “uma linha mais de cerimónia, sempre num estilo urbano e alternativo”, terminando com “uma linha de fatos tratados com uma técnica de envelhecimento, para transmitir um conceito um pouco mais decadente, isto é, direcionado a um público alternativo, internacional e cosmopolita”. “Uma primeira parte glamorosa e uma segunda parte que vai evoluindo para a decadência, com aspeto decadente”, acrescentou.
No desfile, o designer trofense contou com a parceria da empresa portuguesa De Gier, com quem lançou a linha de sapatos “Júlio Torcato (shoes) Spring Summer 2014” no dia 26 de outubro de 2013.
Recorde-se que o trofense tem uma marca de vestuário denominada “Júlio Torcato”, que está direcionada para “homens modernos, jovens executivos, elegantes e contemporâneos”. “Identidade, mobilidade e modernidade” são “as palavras-chave” da marca de vestuário.
Situada no segmento médio alto do mercado, Júlio Torcato oferece “um produto totalmente desenvolvido e fabricado em Portugal, sustentado na melhor tradição da alfaiataria com design contemporâneo”.
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