quant
Fique ligado

Crónicas e opinião

Linha do Equilíbrio: Recomeçar!

Consciente desta realidade do “recomeçar” vem a psicologia, ao longos dos anos, a desenvolver algumas estratégias para ajudar a minimizar as dificuldades que esta fase assume para a vida das pessoas.

Sandra Maia

Publicado

em

Com o final do mês de setembro, deixamos para trás as férias, o sol, a praia, as jornadas de conversas infindáveis ao final do dia com amigos e família e regressamos ao trabalho. E, assim, regressam também as rotinas…!

Nesta fase, segundo imensos relatos, há uma tendência para mais receios e preocupações, podendo mesmo algumas pessoas atingirem um estado de ansiedade, normalmente transitório, com caraterísticas que poderão ter algum impacto pela sua intensidade.

Publicidade

 

Consciente desta realidade do “recomeçar” vem a psicologia, ao longos dos anos, a desenvolver algumas estratégias para ajudar a minimizar as dificuldades que esta fase assume para a vida das pessoas.

Entre algumas das estratégias encontram-se a organização das rotinas, ou seja, retomar os horários de sono e de alimentação, bem como da gestão dos almoços e lanches; das roupas; das tarefas do dia a dia, etc. Paralelemente, ajuda uma adaptação gradual ao ritmo de trabalho, isto é, começar com atividades mais pequenas ou as mais urgentes, evitando, desta forma, a possível sobrecarga inicial, utilizando um período de adaptação, onde há menor exigência e maior flexibilidade, da parte de cada um.

Para além destas estratégias mais funcionais e práticas, deverá também focar a sua atenção em si e nas suas necessidades. Para isso, não pode descurar a sua saúde física e mental, fazendo alguns exercícios de relaxamento; pausas para recarregar a sua energia, durante o trabalho; atividade física e/ou atividades que lhe permitam relaxar e que lhe dão prazer.

Entre outras estratégias, destaca-se o treino do pensamento, para conduzir a atenção para tudo o que é positivo, neste regresso, tal como pensar na importância de rever os seus colegas de trabalho, da possibilidade para concretizar novos projetos ou objetivos, ou, até mesmo, encontrar novos desafios profissionais e de realização, entre outros. O importante será adequar os seus objetivos em metas alcançáveis, para isso, ajustando as suas expectativas à realidade do seu dia a dia, para que o regresso possa ser tranquilo.

Compreendemos assim que recomeçar a atividade profissional, após o período de férias, poderá trazer algum impacto na vida das pessoas adultas. E com as crianças? Estas também sofrem de ansiedade por regressarem à escola?

Os estudos referem que as crianças não estão imunes ao impacto do recomeço da escola, pelo contrário, perspetiva-se que algumas crianças possam sofrer de períodos intensos de ansiedade. Este cenário aumenta quando há mudança de ciclo: de escola, de professores, de amigos, de novas rotinas, etc, agudizando alguns sintomas e transformando o regresso à escola num “cabo de trabalhos” para a família.

Logo, para as crianças, para o seu recomeço das atividades, podem-se utilizar algumas das estratégias dos adultos. Contudo, a primeira estratégia passa pelos pais escutarem os receios dos filhos, adotando uma postura compreensiva, podendo partilhar a sua própria experiência e, até mesmo, darem algumas sugestões para que estes aprendam a lidar com as suas preocupações e medos. Desta forma, a criança poderá sentir-se mais segura para reagir às situações desafiantes e acreditar que o recomeço pode ser emocionante.

Recomeçar poderá, assim, ser desafiante para todos, mas com alguma tranquilidade, paciência, diálogo e organização, é possível a superação das preocupações, dando origem a um período renovado na vida de cada um.

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Facebook

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...