Ano 2012
Limpar a Trofa e Portugal a 24 de março

É já no dia 24 de março que a iniciativa nacional “Limpar Portugal” vai tentar dizimar as lixeiras a céu aberto espalhados por todo o País.
Depois da primeira experiência, em 2010, que contribuiu para a limpeza das florestas do concelho, a Trofa volta a associar-se ao movimento Limpar Portugal, que conta com a ação de voluntários na organização e na coordenação e espera a adesão massiva na sua execução, a 24 de março de 2012, na Trofa, em Portugal e em mais de cem países do mundo.
Este evento pretende, essencialmente, promover a educação ambiental e refletir sobre a problemática do lixo, do desperdício, do ciclo dos materiais e do crescimento sustentável, por intermédio da iniciativa de limpar as florestas, removendo todo o lixo depositado indevidamente nos espaços verdes.
Em 2010, quando se realizou a primeira edição, foram recolhidas no concelho da Trofa, cerca de 270 toneladas de lixo, 6 das quais pneus.
Em março de 2011, um ano depois da iniciativa, o NT realizou uma reportagem em que mostrou a necessidade de se voltar a limpar o território trofense.
Sofás velhos, vestuário, carcaças de frigoríficos, materiais de construção …Todos estes resíduos proliferam, em menor escala, nas florestas da Trofa. Um dos exemplos mais caricatos é uma lixeira a céu aberto a escassos metros do ecocentro e aterro sanitário de Santo Tirso, na freguesia de Covelas, onde até há bem pouco tempo se podiam ver componentes de automóveis.
Este ano, o projeto está a ser desenvolvido de uma forma ”ligeiramente diferente de 2010″, afirmou Hélder Magalhães, um dos coordenadores do Limpar Portugal na Trofa. “Têm existido várias ações de divulgação e de sensibilização junto de toda a comunidade”, afirmou. O objetivo é “passar parte da responsabilidade de identificar as lixeiras e, também, de sensibilizá-la para as questões ambientais”.
Para Hélder Magalhães, o mais importante é o envolvimento das pessoas neste projeto e, que além de limparem as zonas de lixeira, “mudem o comportamento que têm” em relação à preservação do meio ambiente. “Essa é que é verdadeiramente a vitória, assim, para o ano, não precisamos de fazer um Limpar Portugal, por estar tudo limpo”, idealizou.
O grupo de trabalho na Trofa tem realizado reuniões por todas as freguesias, mas os interessados podem acompanhar o projeto na web em http://plp2012trofa.blogspot.com, podendo fazer a inscrição para participarem na atividade.
{fcomment}