Edição 523
Lavadouro das Aldeias do Nascente ganhou nova vida
Se as paredes têm ouvidos, muitas histórias contam as do fontanário das Aldeias do Nascente, em Alvarelhos. Antigamente ponto de encontro obrigatório das mulheres que lavavam a roupa e de homens que enchiam os cântaros, aquele local é um verdadeiro baú de recordações. Delfim Maia lembra as vezes em que as mulheres, dispostas sobre o tanque mesmo face à estrada, involuntariamente provocavam acidentes por merecer a atenção redobrada dos homens que se distraiam na condução para lhes apreciar as pernas.
Maria Rosa Oliveira, uma das antigas utilizadoras, lembra-se da altura em que o marido a trazia “num carroço em madeira” e aguardava “à sombra” enquanto a roupa era lavada. Era naquele local que Maria aproveitava para meter a conversa em dia com as vizinhas.
Já Fernanda Nogueira ainda hoje utiliza o lavadouro, principalmente para “lavar tapetes grossos e carpetes”.
Dado o simbolismo presente naquela estrutura e pela utilidade que ainda tem, a Junta de Freguesia decidiu restaurar o fontanário e reconstruir o tanque. A obra custou “dez mil euros”, afirmou Adelino Maia, presidente da Junta de Freguesia de Alvarelhos e Guidões, durante a inauguração, na tarde de sábado, 9 de maio.
“Já há 12 anos que tinha este cenário na cabeça. Não foi das primeiras coisas que fiz no mandato, mas quando chegou a altura de poder fazer a obra iniciou-se”, adiantou.
O autarca explicou que a Junta de Freguesia só conseguiu “aproveitar a bica de água”, tendo de reconstruir o tanque. Por isso, aproveitou e recuou a estrutura “um metro”, graças à doação de terreno de um morador, Delfim Maia. Este explicou ao NT a razão da dádiva: “Não é por um metro que vou ficar mais rico ou mais pobre. Cedi terreno porque achei que o devia”, explicou ao NT.
Adelino Maia não deixou de agradecer “ao povo das Aldeias do Nascente, que abrilhantou a inauguração”, ao vestir-se a rigor e retratando tempos antigos.
-
Assinatura em pdf1 semana atrás
Edição papel nº288 do Jornal do Ave
-
Trofa1 semana atrás
Leilão da Horainox: Unidade industrial e equipamentos avaliados em mais de 860 Mil Euros disponíveis até 20 de Novembro
-
Trofa1 semana atrás
Abriu ao transito a nova rotunda e Avenida de Mosteirô
-
Falecimentos2 semanas atrás
Falecimento de António Maia de Sá
-
Falecimentos1 semana atrás
Falecimento de Maria da Conceição Dias e Silva
-
Desporto2 semanas atrás
Reko Silva reforça meio-campo do Trofense
-
Trofa1 semana atrás
Noélia Pedrosa e Gabriela Araújo vencem o concurso Lusófono da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo 2024
-
Trofa2 semanas atrás
MELHORES ALUNOS DO ANO LETIVO 2023/2024 PREMIADOS PELA CÂMARA MUNICIPAL DA TROFA