Fique ligado

Edição 490

José Manuel Fernandes lança livro sobre a exportação e internacionalização

Publicado

em

“Caminhos do Exportador – Estratégias de Internacionalização” é o título do livro da autoria de José Manuel Fernandes, empresário que fundou a Frezite.

Direcionado para “jovens gestores, empresários das Pequenas e Médias Empresas (PME)”, mas também para “gestores com bastante experiência”, o livro “Caminhos do Exportador – Estratégias de Internacionalização” apresenta “algumas experiências práticas de uma vida de cerca de 36 anos como empresário e cerca de 50 na indústria e sempre ligado a empresas e atividades nas áreas da exportação e bens transacionáveis”.

Publicidade

 

Com “um estilo anglo-saxónico”, José Manuel Fernandes afirma que o livro é “extremamente objetivo, simples de ler e de compreender”, que se baseia na “escola do erro, porque é focado em casos que demonstram aquilo que não se deve fazer e aquilo que se deve fazer”. “Num momento em que Portugal está com grandes carências de reforço das suas exportações, de validar muitas das mutações que as empresas têm que fazer no mercado interno, doméstico para os mercados externos, este livro é um grande auxiliar a apontar caminhos nesse sentido. Tem aí resultados de uma vida e que nós temos muito gosto em transmitir para o exterior”, denotou.

A obra, que se insere num “projeto de provavelmente três livros”, transporta um marcador que se intitula “Diamantes da Estratégia”, que para José Manuel Fernandes “vale ouro”, uma vez que apresenta “regras fundamentais a ter nas empresas”, sendo “uma súmula do que está dentro do livro”. No marcador estão impressas algumas dicas fundamentais, como “ser competitivo, reduzir custos de produção e criar valor para o cliente”, “ser flexível – ter um excelente serviço e resposta rápida”, “ter uma marca – sem marca, o valor passa para os outros”.

Dependendo da “interpretação de cada um”, o empresário considera que este livro pode ajudar muitos empresários nas áreas da exportação e internacionalização, referindo que se existirem empresas que foram “beneficiadas” que se sente “satisfeito”. “Se muitas empresas, muitos empresários, muitos gestores absorverem algo que seja um por cento do que o livro recomenda, porque é prático, não é maçudo, acontece que sentir-me-ei realizado e o país vai beneficiar com isso”, frisou

O livro conta ainda com “oito depoimentos de figuras públicas”, desde o jornalista Nicolau Santos, Aníbal Campos (presidente da AIMMAP – Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal), José António Barros (presidente da AEP), José Eduardo Carvalho (presidente da AIP), Pedro Reis (ex-presidente da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), o macroeconomista Ricardo Arroja, Fátima Campos Ferreira e do empresário João Paulo Oliveira, e de um prefácio assinado por Mira Amaral. A apresentação do livro é já no dia 14 de outubro no auditório na Fundação da AIP – Associação Industrial Portuguesa, em Lisboa, e no dia 15 no auditório no edifício da AEP – Associação Empresarial de Portugal, Câmara de Comércio e Indústria, em Leça da Palmeira.

José Manuel Fernandes fez questão de salientar que o livro “não representa algo de matéria de vaidade pessoal”, mas transporta “conhecimento para as empresas e abordagens de como devem ser feitas corretamente aos mercados quer para exportação, quer para internacionalização”.

 

Foto:

Legenda:

Continuar a ler...
__________________

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...