Edição 760
Isabel Cruz elege “confiança” entre poder central e local como chave para descentralização
Isabel Cruz, presidente da Assembleia Municipal da Trofa, participou no 3.º Congresso da Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM).
A “desconfiança estrutural do poder central no poder local” é areia na engrenagem da descentralização. Quem assim considera é Isabel Cruz, presidente da Assembleia Municipal da Trofa, que participou no 3.º Congresso da Associação Nacional de Assembleias Municipais (ANAM), a 19 de fevereiro, na Covilhã.
No encontro deste ano, os representantes das assembleias municipais de vários concelhos debateram sobre o papel que estes órgãos deliberativos podem ter no processo de descentralização e regionalização.
Acerca do assunto, Isabel Cruz defendeu que “a falta de informação, o desequilíbrio entre as competências a transferir e o respetivo pacote financeiro fizeram com que a desconfiança aumentasse” e a maior parte dos municípios rejeitasse as “competências que o poder central lhes pretende transmitir”.
A presidente da Assembleia Municipal da Trofa postulou ainda que os órgãos deliberativos “serão certamente uma voz ativa na reivindicação da informação basilar à decisão e terão um papel determinante no escrutínio das práticas de transferência de competências das Câmaras Municipais para as Juntas de Freguesias no garante da coesão territorial”.
Atentos à necessidade de dotar as Assembleias Municipais de melhores condições para realizarem o seu trabalho de fiscalização, Albino Almeida, presidente da ANAM, acredita que “o sucesso da descentralização passa pelo envolvimento dos municípios, não só na sua vertente executiva, mas também na sua vertente deliberativa”, concretizado através de “uma nova lei eleitoral autárquica e num renovado estatuto dos eleitos locais”.
“Neste processo de transição para um modelo que se caracteriza por ser mais participativo e descentralizador, a ANAM tem e terá como principais objetivos a afirmação do seu posicionamento estratégico e sustentável no quadro do reforço e aprofundamento da democracia e do poder local, da promoção de novas redes de contacto, comunicação e do debate entre presidentes de assembleias, mesas e eleitos locais”, frisou o responsável pela associação, que conta, atualmente, com 180 associados. C.V.
-
Assinatura em pdf2 semanas atrás
Edição papel nº287 do Jornal do Ave
-
Trofa2 semanas atrás
Family office de Vila do Conde investe 6,5 milhões de euros na Trofa
-
Trofa2 semanas atrás
Acidente com três viaturas na A3 provoca um morto, dois feridos e corte da via no Coronado, Trofa
-
Trofa2 semanas atrás
Assembleia de Freguesia convocada para votar proposta de desagregação de Bougado e criação de freguesias autónomas
-
Trofa1 semana atrás
Colisão faz 4 feridos na EN14
-
Trofa2 semanas atrás
Atendimento na urgência de Famalicão e Santo Tirso só após chamada para SNS24
-
Falecimentos2 semanas atrás
Falecimento de Cândido Ramos de Sousa
-
Região6 dias atrás
Santo Tirso acolhe Feira e Fórum do Mel