Edição 461
Inscrições abertas para a 1ª Liga de Futebol de 7
A Academia de Futebol da Louseira abriu as inscrições para as empresas interessadas em formar equipa para participar na primeira edição da Liga de Futebol de 7.
Considerando que existe “uma lacuna na sociedade trofense” no que respeita a eventos desportivos que possam “pôr em disputa, de uma forma saudável, a paixão pelo futebol e as empresas”, a Academia de Futebol da Louseira lançou a primeira edição da Liga de Futebol de 7. A competição, lançada ainda numa fase experimental, tem as inscrições abertas até 23 de março e tem lotação máxima de dez equipas/empresas.
Segundo Luís Cardoso, da Academia, “as empresas tentam que os funcionários tenham uma prática desportiva associada e o torneio pode ser um passo importante para as que ainda não estão integradas neste tipo de iniciativas”.
Habituada a fazer outro tipo de torneios, a Academia de Futebol da Louseira decidiu aceder a vários pedidos e lançar a prova, beneficiando de um palco “por excelência” para a sua realização e contando com “apoios de algumas empresas da Trofa” e com a cobertura jornalística do jornal O Notícias da Trofa e da TrofaTv, foi possível lançar a Liga. “Ao participar nesta atividade, as empresas também vão ter a hipótese de divulgar a sua atividade e os seus produtos, através de reportagens”, explicou.
Garantidas as dez inscrições, a Liga terá nove jornadas e por jogo cada equipa terá de desembolsar 35 euros. O objetivo, a médio prazo, “é fazer outras edições com mais equipas e criar divisões”. “Também temos como objetivo divulgar as nossas atividades e instalações à população, não só da Trofa como também de concelhos vizinhos. Toda a gente que conhece diz muito bem do nosso espaço”, sublinhou Luís Cardoso.
A Academia de Futebol da Louseira recebe campos de férias, na Páscoa e no verão, é espaço de festas de aniversário e mantém protocolos com associações e clubes (um exemplo é o Tirsense). Outro dos projetos que está a ser equacionado é um torneio intermunicipal com equipas de Escolas Secundárias.
“Pouco investimento das autarquias” condenam movimento associativo
A Liga de Futebol de 7 surge como uma iniciativa fora do normal calendário competitivo de futebol existente no concelho e que sobrevive graças à atividade de alguns clubes. O desaparecimento dos campeonatos concelhios foi um duro golpe para algumas coletividades que, hoje em dia, veem-se com elevadas dificuldades para sobreviver. Para Luís Cardoso, “o movimento associativo tem vindo a perder fôlego e motivação nos últimos anos, devido à diminuição do apoio e investimento por parte das entidades públicas”. E se por um lado reconhece que algumas viviam num regime de subsidiodependência, por outro realça a ação de outras com “uma dinâmica tremenda, como o Clube Slotcar da Trofa, que sente, frequentemente, a falta de investimento”.
“Algumas associações viviam do subsídio, mas isso não pode ser. Há que ter uma capacidade mobilizadora de pessoas com ideias e, a partir daí, tentar os apoios necessários para que possam desenvolver um calendário de atividades e serem autossuficientes. Parece-me que o apoio da autarquia através de políticas de investimento e desenvolvimento desportivo e associativo é fundamental e suporta toda a dinâmica que as associações vão criando”, sustentou.
-
Assinatura em pdf1 dia atrás
Edição papel nº288 do Jornal do Ave
-
Trofa2 semanas atrás
Colisão faz 4 feridos na EN14
-
Região1 semana atrás
Santo Tirso acolhe Feira e Fórum do Mel
-
Crónicas e opinião2 semanas atrás
Linha do Equilíbrio: Aproveitar os raios de sol…!
-
Trofa2 semanas atrás
Choque em cadeia provoca seis feridos na variante de Santo Tirso
-
Trofa1 semana atrás
Centro Qualifica AE Trofa celebra S.Martinho e promove intercâmbio cultural entre formandos
-
Trofa4 dias atrás
Leilão da Horainox: Unidade industrial e equipamentos avaliados em mais de 860 Mil Euros disponíveis até 20 de Novembro
-
Trofa4 dias atrás
Abriu ao transito a nova rotunda e Avenida de Mosteirô