Ano 2010
Iluminação da Senhora das Dores recebe elogios da população
As luzes dão um colorido diferente à cidade da Trofa por altura das Festas em honra de Nossa Senhora das Dores. Este ano, a iluminação escolhida agradou aos trofenses.
Em tons de azul e dourado, tal como o manto de Nossa Senhora das Dores, a iluminação da festa deste ano da festa maior do concelho parece agradar aos trofenses. Com formas geométricas, estrelas cintilantes, animais e, como não podia deixar de ser, imagens da santa que dá nome à festa, as ruas e rotundas da cidade ganham um colorido diferente durante o mês de Agosto.
Maria Costa e o marido Manuel Almeida são presença assídua na festa de Nossa Senhora das Dores e partilham a mesma opinião: “A iluminação está mesmo muito bonita”. A mesma opinião tem Ana Baptista, da Trofa: “Está lindíssima. Quem fez esta decoração teve muito bom gosto”. Apesar de não participar todos os anos na festa, por ser época de férias, Ana Baptista garante que a iluminação “é das melhores” que viu. José Costa é natural da aldeia de Carqueijoso, uma das responsáveis pela festa deste ano, e garante ser “frequentador assíduo das festas”. “A comissão merece a nossa presença e precisa de nós, trofenses, porque é nosso dever ajudar, mesmo que seja só com a presença”, defendeu. Sobre a iluminação, José Costa, só tinha uma palavra: “Linda”, ou não fosse em tons de azul, que “é o ideal”, gracejou.
Foi com comoção na voz que Manuel Dias, presidente da Comissão de Festas, falou ao NT/TrofaTv da iluminação escolhida para este ano: “Fico até um pouco emocionado, porque já várias pessoas me disseram que é a iluminação mais linda dos últimos anos. Não sei se é verdade ou se é mentira, mas é aquilo que dizem”.
Para escolherem a decoração que enfeitou a cidade, a comissão de festas contactou três empresas, que “apresentaram um bom trabalho”. Alguns elementos da comissão especificaram aquilo que pretendiam na iluminação, de acordo com as características dos locais onde seria colocada. “Tentámos, efectivamente, pôr as coisas no seu devido lugar”, assegurou Manuel Dias. O presidente lamenta “apenas não ter sido possível escolher o azul da capela, porque caso isso fosse possível, ficaria espectacular”.
Para além da iluminação, a festa tem outros motivos de interesse como o concerto de Marco Paulo, no dia 20, sexta-feira. Para Elisabete Maia, este é “um cantor que marcou a infância da (sua) geração”. “Tem uma excelente voz, apesar do estilo de música não ser o meu favorito”, explicou. Já António Sá, de Santiago de Bougado, confessa “não apreciar muito este tipo de festas”, mas vem “todos os anos para assistir à sessão de fogo-de-artifício”, que está prevista para sábado, dia 21 de Agosto. O ponto alto das festividades vai acontecer na tarde de 22 de Agosto, com a realização da procissão em honra de Nossa Senhora das Dores. Este momento reúne milhares de pessoas que se dividem entre a fé à santa e a curiosidade em relação aos imponentes andores, únicos na região.
-
Assinatura em pdf5 dias atrás
Edição papel nº288 do Jornal do Ave
-
Região2 semanas atrás
Santo Tirso acolhe Feira e Fórum do Mel
-
Trofa2 semanas atrás
Centro Qualifica AE Trofa celebra S.Martinho e promove intercâmbio cultural entre formandos
-
Trofa1 semana atrás
Leilão da Horainox: Unidade industrial e equipamentos avaliados em mais de 860 Mil Euros disponíveis até 20 de Novembro
-
Trofa1 semana atrás
Abriu ao transito a nova rotunda e Avenida de Mosteirô
-
Falecimentos2 semanas atrás
Falecimento de António Manuel Vieira de Araújo
-
Falecimentos2 semanas atrás
Falecimento de António Maia de Sá
-
Falecimentos2 semanas atrás
Falecimento de Manuel Novais Gomes de Sá