Trofa
Hospital de Santo Tirso vai passar a ser gerido pela Misericórdia

O primeiro-ministro anunciou que o Governo vai retomar o processo de transferência de gestão hospitalar para as Misericórdias, sublinhando a importância deste modelo na melhoria da eficiência e eficácia dos serviços prestados às comunidades. A declaração foi feita durante a assinatura de um protocolo de cooperação entre a União das Misericórdias Portuguesas (UMP) e o Ministério da Saúde, realizada esta quinta-feira na residência oficial em São Bento, Lisboa.
No evento, o primeiro-ministro destacou ainda a publicação de uma portaria que permite aos médicos que prestam serviços em lares prescreverem receitas e exames no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Retoma da Transferência de Gestão
O chefe do Governo salientou que este protocolo marca “o início de um novo tempo de reforço do papel das Misericórdias no SNS” e confirmou que a Ministra da Saúde já está a trabalhar com as Misericórdias de Santo Tirso e São João da Madeira para concretizar a transferência da gestão dos respetivos hospitais.
“Este processo de transferência de equipamentos, quando justificado e alicerçado numa contratualização bem edificada, será retomado. Este acordo genérico que hoje subscrevemos estabelece a base para avançarmos com estes projetos nas próximas semanas e meses”, declarou.
Protocolo Considerado “Histórico”
Manuel Lemos, presidente da UMP, classificou o protocolo como um momento histórico, após anos de dificuldades no sector social, em grande parte devido à falta de sustentabilidade.
“Este acordo significa salvar vidas. Vai permitir que mais portugueses tenham acesso a cuidados médicos e a meios complementares de diagnóstico e terapêutica. É um passo decisivo para aumentar o número de médicos assistentes, camas na rede de cuidados continuados, consultas dentro dos prazos, e cirurgias realizadas no tempo máximo de resposta garantida”, afirmou Manuel Lemos.
A cerimónia de assinatura do protocolo contou com a presença de representantes do Governo e das Misericórdias, que manifestaram o compromisso de reforçar a cooperação em prol de um SNS mais eficiente e acessível.
Decisão foi revertida em 2016
__________________
Em 2016 o governo do Partido Socialista reverteu a decisão do executivo liderado por Passos Coelho. O Ministério da Saúde decidiu cancelar a passagem dos hospitais de Santo Tirso e de São João da Madeira para as Santas Casas de Misericórdia locais.