Edição 552
Grupomar aposta na internacionalização
É atualmente uma das maiores empresas nacionais de comércio de bacalhau seco e demolhado. A Grupomar está sediada no concelho de Vila Nova de Famalicão e prepara-se para um projeto de expansão internacional.
Durante os anos 80, Fernando Roldão, transmontano de origem e atualmente um dos três sócios da empresa, decidiu apostar em Vila Nova de Famalicão para lançar um negócio num setor da economia, que, na altura, tinha pouca expressão no concelho.
Arriscou a constituir a empresa por terras famalicenses, para aproveitar a localização estratégica do território, que serve de base para a distribuição nacional de bacalhau.
Com um “recorde de cinco mil toneladas de bacalhau vendidas este ano”, que representam “30 milhões de euros de faturação”, a Grupomar, marca da Cachide & Roldão, vai iniciar, em 2016, um investimento de “oito milhões de euros”, que vai permitir à empresa reforçar o volume de vendas para o exterior, podendo assumir desta forma um maior protagonismo no contexto nacional e internacional.
Para que tal aconteça, prevê-se a construção de uma nova unidade industrial, num terreno próximo às atuais instalações, na Zona Industrial de Vilarinho das Cambas, que deve estar concluída em 2017, proporcionando “a criação de 60 novos postos de trabalho, a somar aos atuais 27”.
“Este novo investimento vai arrancar num ano especial, pois a empresa comemora vinte anos e sucede a outro que ficou concluído este ano e que consistiu na ampliação das instalações, no valor de um milhão de euros”, referiu Fernando Roldão durante mais uma visita do roteiro Famalicão Made IN, que se realizou na manhã de segunda-feira, 21 de dezembro.
A Grupomar vende para a Europa, África e América, sendo que no Brasil foi constituída em 2013, a Marnobre, que comercializa o bacalhau da Grupomar.
Recentemente foi ainda adquirida uma participação na empresa norueguesa Aalesund Seafood, com o objetivo de potenciar a aproximação a outros mercados e clientes.
A propósito da internacionalização da empresa, Fernando Roldão afirmou que “o próximo objetivo é reforçar as exportações, que atualmente representam 25 por cento do volume de negócios, para 50 por cento”.
Paulo Cunha, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, afirmou que o sucesso desta empresa “é a demonstração de que Famalicão é um território fértil onde os projetos empresariais podem vingar e ser bem-sucedidos”. O autarca famalicense mencionou que vê com “enorme satisfação” os novos projetos da Grupomar.
-
Assinatura em pdf7 dias atrás
Edição papel nº288 do Jornal do Ave
-
Trofa1 semana atrás
Leilão da Horainox: Unidade industrial e equipamentos avaliados em mais de 860 Mil Euros disponíveis até 20 de Novembro
-
Trofa1 semana atrás
Abriu ao transito a nova rotunda e Avenida de Mosteirô
-
Falecimentos2 semanas atrás
Falecimento de António Maia de Sá
-
Falecimentos1 semana atrás
Falecimento de Maria da Conceição Dias e Silva
-
Desporto2 semanas atrás
Reko Silva reforça meio-campo do Trofense
-
Trofa1 semana atrás
Noélia Pedrosa e Gabriela Araújo vencem o concurso Lusófono da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo 2024
-
Trofa2 semanas atrás
MELHORES ALUNOS DO ANO LETIVO 2023/2024 PREMIADOS PELA CÂMARA MUNICIPAL DA TROFA