Ano 2009
GNR trava crime violento

Cerca de 40 militares do destacamento da GNR de Santo Tirso desenvolveram acções de patrulhamento numa operação exclusivamente dirigida ao concelho da Trofa. Capitão Rui Silva realçou o sucesso no combate à criminalidade e o trabalho desenvolvido pelo posto da Trofa no combate ao tráfico de estupefacientes.
As operações da Guarda Nacional Republicana começam a ser uma prática frequente nas estradas da Trofa. Na semana passada 40 militares estiveram envolvidos na acção, desta vez exclusivamente efectuada no concelho da Trofa, na cidade da Trofa e em S.Romão do Coronado, em que foram fiscalizadas cerca de 250 viaturas. “Em termos rodoviários foram detectadas várias infracções de trânsito e detectado um cidadão a conduzir a viatura não estando habilitado para tal”, adiantou ao NT/TrofaTv Capitão Rui Silva, comandante do destacamento da GNR de Santo Tirso.
Combater a criminalidade violenta continua a ser o principal objectivo das acções de patrulhamento, que mais uma vez incidiram no centro da cidade da Trofa, na EN 104 junto à Igreja Nova, na Rua Américo Campos, e em S. Romão do Coronado. De acordo com o Capitão Rui Silva, estas são operações em que a GNR está presente com um efectivo substancial e as diversas valências que tem à sua disposição no âmbito da ordem pública, fiscalização de trânsito que estão destinadas a conferir o sentimento de segurança à população”. As acções podem ser implementadas a qualquer momento do dia para “criar um sentimento de instabilidade para que quem pretenda cometer algum tipo de criminalidade pense duas vezes em o fazer”, acrescentou.
O comandante do destacamento de Santo Tirso realçou o sucesso alcançado na diminuição da criminalidade violenta, avançando que em Setembro o concelho de Santo Tirso não registou nenhum caso deste tipo. No que diz respeito ao combate ao tráfico de estupefacientes, o capitão salientou o trabalho desenvolvido pelo posto da Trofa, que tem movido diversas acções nas áreas mais críticas”. Temos tido sucesso em termos de detecção de consumo de tráfico de estupefacientes e os casos que têm a ver com tráfico têm sido participados a tribunal e submetidos a interrogatórios”, adiantou.
Nesta operação, que decorreu entre as 16 e as 20 horas, esteve envolvido todo o destacamento de Santo Tirso.