Trofa
GNR detém homem por burla e furto na Trofa
![](https://www.onoticiasdatrofa.pt/wp-content/uploads/2025/02/naom_67acbc7db4e9b.webp)
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve, esta terça-feira, um homem de 48 anos, em flagrante delito, no concelho da Trofa, por suspeita da prática dos crimes de burla e furto.
De acordo com um comunicado da GNR, a detenção surgiu no âmbito de uma investigação que decorria há cerca de três meses, relacionada com burlas e furtos em residência, tanto no distrito de Leiria como no Norte do país.
Os militares do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Leiria conseguiram localizar o suspeito e detê-lo em flagrante, verificando que utilizava o esquema do “conto do vigário” para enganar as vítimas. Segundo a GNR, o homem simulava ser um familiar das vítimas para ganhar a sua confiança, trocando depois aspiradores robot e smartwatches de baixo valor por objetos que fazia passar como artigos de elevado preço.
Durante a operação, foram realizadas duas buscas, uma em residência e outra em veículo, que levaram à apreensão de uma caçadeira (arma proibida), oito aspiradores, oito relógios e 400 euros em numerário.
O suspeito foi constituído arguido e será presente esta quarta-feira ao Tribunal Judicial de Leiria para aplicação das medidas de coação.