Edição 490
GNR alerta para a nova nota de 10 euros (C/Vídeo)
Os militares da Secção de Programas Especiais do Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana de Santo Tirso têm já agendadas mais de duas dezenas de ações de sensibilização sobre a nova nota de dez euros, que entrou em circulação no dia 23 de setembro.
Tocar, observar e inclinar são as três formas de verificar a autenticidade da nova nota de dez euros. Ao tocar vai perceber que o papel é firme e ligeiramente sonoro, que tem umas pequenas linhas impressas em relevo nas margens esquerda e direita da nota e que a tinta é mais espessa no motivo principal, nas inscrições e nos algarismos de grande dimensão representativos do valor da nota. Ao observar a nota em contra luz vai tornar-se visível um retrato de Europa, os algarismos representativos do valor e uma janela. Além disso, o filete de segurança apresenta-se como uma linha escura e, ao colocar a nota sobre uma superfície escura, as áreas claras tornam-se mais escuras.
Ao inclinar a nota, o número vai apresentar um efeito luminoso de movimento ascendente e descendente e, dependendo do ângulo de observação, o número também muda de cor, passando de verde-esmeralda para azul-escuro. Já na banda prateada vai ver-se um retrato de Europa, uma janela e os algarismos representativos do valor da nota.
Durante uma das ações de sensibilização que decorreu no Lar Padre Joaquim Ribeiro, em S. Martinho de Bougado, na manhã desta quarta-feira, 24 de setembro, os militares alertam os seniores que nenhum elemento do banco ou de outra entidade se vai dirigir a sua casa para trocar as notas, uma vez que as duas vão circular na zona euro em simultâneo. Caso alguém se dirija a sua casa para o fazer, esteja atento pois trata-se de uma burla.
Com a entrada em circulação da nova nota de dez euros, as pessoas devem estar atentas a ambas as notas, pois como andam mais atentas às novas notas, os burlões podem aproveitar o momento para falsificar a antiga nota. Tenha sempre em atenção as formas de verificação da autenticidade e, em caso de dúvidas, não aceite a nota.
Durante a ação de sensibilização, os militares informaram ainda dos cuidados a ter, de forma a não serem burlados ou assaltados. A chave está em não dar muita informação a estranhos, nem mostrar que está sozinho.
As utentes Almerinda Pereira e Maria Pereira, do Lar Padre Joaquim Ribeiro, afirmaram que apesar de “ainda não” terem visto “nenhuma”, já sabem como podem verificar a autenticidade da nova nota e se alguém lhes pedir “para destrocar, dizem logo que não destrocam”. Quanto a estas ações de sensibilização asseguram que “é mesmo importante” pois “é sempre uma vantagem” saber prevenir de eventuais burlas.
-
Assinatura em pdf2 dias atrás
Edição papel nº288 do Jornal do Ave
-
Trofa2 semanas atrás
Colisão faz 4 feridos na EN14
-
Região2 semanas atrás
Santo Tirso acolhe Feira e Fórum do Mel
-
Crónicas e opinião2 semanas atrás
Linha do Equilíbrio: Aproveitar os raios de sol…!
-
Trofa2 semanas atrás
Choque em cadeia provoca seis feridos na variante de Santo Tirso
-
Trofa2 semanas atrás
Centro Qualifica AE Trofa celebra S.Martinho e promove intercâmbio cultural entre formandos
-
Trofa5 dias atrás
Leilão da Horainox: Unidade industrial e equipamentos avaliados em mais de 860 Mil Euros disponíveis até 20 de Novembro
-
Trofa5 dias atrás
Abriu ao transito a nova rotunda e Avenida de Mosteirô