Fique ligado

Trofa

Formandos do Cenfim da Trofa apostam tudo na vitória nacional do F1 in Schools

Depois de uma primeira experiência inesquecível, a equipa do Cenfim Trofa garantiu a presença na final nacional do F1 in Schools.

Avatar

Publicado

em

Depois de uma primeira experiência inesquecível, a equipa M&M’s Motorsport Team regressa à competição e, pela segunda vez, garantiu a presença na final nacional do F1 in Schools.
Composta por formandos da escola profissional Cenfim, da Trofa, os jovens aprimoraram processos, melhoraram a imagem e a comunicação e arrebataram o 1.º lugar da fase regional, bem distanciados do 2.º e 3.º classificados, que, com a equipa da Trofa, garantiram acesso à final da competição, que acontece a 24 e 25 de maio, no Europarque, em Santa Maria da Feira. Lutam pela vitória mais 20 equipas e a que subir ao lugar mais alto do pódio junta-se à K-Impetus, a equipa da Escola Secundária de Ponte de Lima, que venceu em 2022, na Final Mundial, que decorre em Singapura, em setembro.

O F1 in Schools é considerada a maior prova de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática) à escala mundial e desafia os participantes a projetar e fabricar carros de Fórmula 1 em miniatura, competindo entre si pela vitória numa corrida em pista de 20 metros, que pode atingir os 80 quilómetros por hora.

Publicidade

 

A partir de um paralelepípedo feito de um material esponjoso, os formandos têm de criar um minicarro, que tem de obedecer a vários parâmetros, que vão do peso à distância entre rodas, passando pelo design ao tipo de acabamentos. Com a ajuda do professor Carlos Costa, os jovens do Cenfim criaram uma rede de contactos que lhes permitiu ter acesso a software especializado e elaboraram um portefólio, com a especificação das tarefas realizadas, cumprindo um item com avaliação rigorosa no concurso.

A motivação com que falam do projeto demonstra que estes adolescentes abraçaram o desafio com ganas de se destacarem na competição. Nada foi deixado ao acaso, nem mesmo o nome da equipa, batizada M&M’s Motosport. “Vem das iniciais de Maria e Matilde, as meninas da equipa que estão a mandar nestes rapazes todos. Queremos mostrar que, também neste tipo de competições e no mundo automóvel, deve existir igualdade de género e que nós mulheres podemos fazer isto também. E também faz referência à nossa área de trabalho, a metalomecânica”, explicou ao JA Matilde Sousa, a líder do grupo.

“O F1 in Schools é um concurso em que grupos de miúdos na idade escolar, a partir dos 15 anos, têm de desenvolver, em plenitude, um projeto de criação de uma equipa de Fórmula 1, através de regulamento muito apertado, quer em termos de construção do protótipo, quer na vertente organizacional. Obriga-os a mostrarem o trabalho através das redes sociais e a desenvolver contactos diretos com parceiros da indústria e do marketing, ganhando maturidade e adquirindo conhecimentos. É muito importante não esquecer que estamos a falar de miúdos, de quem se diz que nunca largam o telemóvel e que não sabem o que querem amanhã. Pois, aqui temos exatamente o contrário. O Cenfim proporciona aos jovens uma série de desafios como estes, através dos quais podem adquirir, além das competências técnicas, uma série de competências sociais e um desenvolvimento pessoal e profissional para aquilo que o mercado de trabalho precisa”, sublinhou o professor Carlos Costa.

A F1 in Schools é uma das experiências proporcionadas pelo projeto Pense Indústria i4.0, desenvolvido por um consórcio de sete centros tecnológicos, com o objetivo de atrair jovens para a indústria e divulgar oportunidades de desenvolvimento profissional em áreas como a digitalização, inovação, empreendedorismo, design e criatividade, descarbonização e transição energética, economia circular e sustentabilidade.

Edição Papel

Vê-nos no Tik Tok

Comer sem sair de casa?

Farmácia de serviço

arquivo

Pode ler também...