Ano 2010
Formação numa clave de sol
Cerca de 15 jovens da escola da Banda de Música da Trofa são os músicos de amanhã da associação.
Rita, Eduardo, João, Diana e Gisela tiveram um dos dias mais importantes como músicos. Aprendizes há um ano na Banda de Música da Trofa, estes jovens passaram por uma prova importante na sexta-feira, quando tiveram que tocar a solo para um público restrito, onde estavam familiares, amigos e o NT. A audição interna, como o professor Carlos Ferreira lhe chamou, serviu para testar o nervosismo dos alunos e ensinar-lhes “a passar a linguagem musical para o público”. “O segredo de um músico é estar relaxado senão, ao ficar tenso, passa energia negativa ao público”, explicou o docente, que também é músico na Banda.
O “nervoso miudinho” tomou conta dos jovens por alguns momentos, mas eles mostraram sempre dedicação e amor à música.
Todos tocaram o mesmo instrumento: o clarinete. Para Rita Costa, 15 anos, “é um orgulho” saber tocá-lo. Entrou na Banda de Música da Trofa “por conhecimentos familiares” e ao “achar bonita a ideia” não hesitou em entrar na escola da associação. A música representa “muita coisa mesmo” e já é parte indispensável na sua vida.
O mesmo pensamento se pode aplicar a Eduardo Cunha, 14 anos, rapaz que tem tanto de convicção como de altura: muita. Já estudava música quando decidiu entrar para a Banda, mas foi aqui que aprendeu a senti-la com real valor. “Tento pensar na música o mais que posso para que saia o melhor possível”, referiu.
O benjamim do grupo é Diana Silva, 12 anos. O pai, que pertence à direcção da Banda, incentivou a inscrição na escola. Quando se pergunta quais são os seus desejos, a resposta surge tímida: “Quero tocar bem e fazer o melhor”.
Já João Ferreira, 15 anos, não gaguejou no momento de escolher entre a música e o computador: “A música. Não sou muito utilizador da internet”, assegurou.
“Música desenvolve capacidades a todos os níveis”
A audição foi “o início” de uma formação que dura há um ano. Apesar de já demonstrarem uma “grande evolução”, Carlos Ferreira não deixou de confessar as dificuldades que surgem com a nova sociedade da informação. “Hoje em dia, a educação é difícil e os miúdos têm computadores, muitos jogos e os pais por mais que tentem controlar é muito complicado, porque a sociedade não ajuda”, atestou. O docente acredita que os pais “não estão sensibilizados a tomarem as rédeas da educação dos filhos” e apela para um maior acompanhamento. “Muitas vezes as crianças são mal alimentadas e vão deitar-se tarde. Depois tudo isso se reflecte no rendimento escolar e prejudica-os”, frisou.
A música tenta ser um fio condutor para uma vida mais saudável e com mais valor. “Hoje em dia já começamos a ter muitos alunos que são direccionados por médicos para a música, porque são hiperactivos ou porque têm dificuldade de concentração e disciplina”, referiu.
Carlos Ferreira afirmou que a música “não é só tocar”, mas também “incentiva e desenvolve capacidades a todos os níveis”. “A música, para além de tocar, representa o saber soprar neste caso, o dar a nota certa, ter que ler e ouvir o que está a tocar e perceber o sentido do grupo”, acrescentou.
Formação já deu frutos
A escola da Banda de Música da Trofa nunca conheceu a expressão que tem agora. Quando há dois anos foi convidado para entrar na Banda, Carlos Ferreira foi desafiado pela direcção da associação para assumir a formação de novos elementos. Para o responsável “uma banda filarmónica tem que ter uma escola a funcionar para formar novos elementos da terra”. O presidente da Banda, Luís Lima, apostou neste projecto quando chegou à direcção há quatro anos e hoje orgulha-se de ver os resultados. Cerca de 15 alunos estão a ser formados pela associação e sete já compõem a Banda de Música. A escola “tomou outras proporções” e deu “mais alento” aos responsáveis. Em Setembro, a direcção vai apresentar uma nova campanha de angariação de novos alunos junto das escolas do concelho, porque “é bom para a Trofa, para a Banda e para o futuro dos jovens”.
-
Assinatura em pdf3 dias atrás
Edição papel nº288 do Jornal do Ave
-
Região2 semanas atrás
Santo Tirso acolhe Feira e Fórum do Mel
-
Crónicas e opinião2 semanas atrás
Linha do Equilíbrio: Aproveitar os raios de sol…!
-
Trofa2 semanas atrás
Choque em cadeia provoca seis feridos na variante de Santo Tirso
-
Trofa2 semanas atrás
Centro Qualifica AE Trofa celebra S.Martinho e promove intercâmbio cultural entre formandos
-
Trofa6 dias atrás
Leilão da Horainox: Unidade industrial e equipamentos avaliados em mais de 860 Mil Euros disponíveis até 20 de Novembro
-
Trofa6 dias atrás
Abriu ao transito a nova rotunda e Avenida de Mosteirô
-
Falecimentos2 semanas atrás
Falecimento de Joaquim de Jesus Pereira Dias