Ano 2011
Fim-de-semana gastronómico decorre a 12 e 13 de Março
Foi com o aroma dos melhores pratos da região Norte no ar que foi apresentada a iniciativa dos “Fins-de-semana Gastronómicos 2011”. A Trofa apresenta as suas iguarias a 12 e 13 de Março.
Os primeiros seis meses do ano na região Norte de Portugal vão estar repletos de uma autêntica festa dos sentidos. As cores, os sons, os aromas e os paladares das iguarias gastronómicas de cada um dos 72 municípios, que aderiram à iniciativa “Fins-de-semana Gastronómicos 2011” levada a cabo pela Turismo Porto e Norte de Portugal, vão estar em destaque.
Esta iniciativa, que se realiza pelo segundo ano consecutivo, promete abrir o apetite para visitar cada um dos 72 municípios aderentes, numa exaltação dos sabores em autênticos saberes. A degustação das melhores iguarias da região começa já este fim-de-semana em Guimarães e Montalegre, onde poderão ser provados o Bacalhau com broa e as rabanadas ou o Cozido à Barrosã e o doce de abóbora e o queijo, respectivamente.
No mês de Março, nos dias 12 e 13, é a vez da Trofa divulgar as suas iguarias. O Arroz Pica no Chão e a maçã assada foram os eleitos.
Mas estes não são os únicos pratos a provar. Cabrito assado, Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, Lampreia, Cozido à Terras de Bouro, Bacalhau à Braga, Bulho com Castanhas ou Alheira de Mirandela são algumas das especialidades que constam da ementa. E para os mais gulosos não poderão faltar o pudim Abade Priscos, o Pão-de-ló, as Rabanadas, o Leite Creme ou as Barrigas de Freira.
“Estamos perante o exemplo de uma peculiar iniciativa que só é possível acontecer porque trabalhamos em equipa e edificamos um projecto que se distingue pelo facto de ser o evento gastronómico nacional que conjuga um maior número de municípios (72), um maior número de restaurantes (mais de 1000) e um maior número de especialidades gastronómicas (144)”, anunciou Melchior Moreira, presidente da Turismo Porto e Norte de Portugal, que apresentou o projecto esta terça-feira, no Paço dos Duques, em Guimarães.
Melchior Moreira deixou ainda uma palavra particular para os restaurantes que se regem por “concepções de qualidade e de exigência”: “Envolvidos num espírito de autenticidade e de busca constante de fazer cada vez melhor, os restaurantes evidenciam um serviço de elevada qualidade e personalização assente na exigência e rigor alicerçada num compromisso de afectos com os clientes”.
Fazendo um balanço do trabalho realizado em prol do desenvolvimento da região Melchior Moreira frisou que esta foi “a única região de sucesso em Portugal”. “Somos a única que em termos de proveitos no Turismo crescemos acima da média nacional há três meses consecutivos”, justificou, aproveitando para destacar “os significativos fluxos turísticos, concretamente nas épocas consideradas baixas”.
-
Assinatura em pdf1 dia atrás
Edição papel nº288 do Jornal do Ave
-
Trofa2 semanas atrás
Colisão faz 4 feridos na EN14
-
Região1 semana atrás
Santo Tirso acolhe Feira e Fórum do Mel
-
Crónicas e opinião2 semanas atrás
Linha do Equilíbrio: Aproveitar os raios de sol…!
-
Trofa2 semanas atrás
Choque em cadeia provoca seis feridos na variante de Santo Tirso
-
Trofa1 semana atrás
Centro Qualifica AE Trofa celebra S.Martinho e promove intercâmbio cultural entre formandos
-
Trofa4 dias atrás
Leilão da Horainox: Unidade industrial e equipamentos avaliados em mais de 860 Mil Euros disponíveis até 20 de Novembro
-
Trofa4 dias atrás
Abriu ao transito a nova rotunda e Avenida de Mosteirô