Ano 2008
Famalicão instala rede sem fios em todas as escolas do 1.º ciclo
Todas as escolas do 1.º ciclo do concelho de Vila Nova de Famalicão estarão, no início do ano de 2009, equipadas com redes sem fios para acesso à Internet. A medida que foi anunciada pelo presidente da Câmara Municipal, Armindo Costa, durante a cerimónia de entrega de subsídios às escolas na semana finda, irá permitir a todas as crianças “o acesso gratuito à Internet, potenciando a utilização do computador portátil “Magalhães” e facilitando o contacto com as novas tecnologias”.
A cerimónia, que ficou marcada pela atribuição de subsídios no valor de 177 mil euros a todas as instituições de ensino do concelho, desde os jardins-de-infância às escolas do 1.º, 2.º e 3.º ciclos, secundárias e ainda ao Instituto Nun’Álvres de Santo Tirso e Externato Infante D. Henrique de Braga, que acolhem um elevado número de alunos famalicenses, contou com a presença de todos os presidentes dos conselhos executivos e responsáveis pelos agrupamentos escolares.
“São subsídios que se destinam essencialmente ao apoio das actividades de enriquecimento escolar, à aquisição de material didáctico e aos projectos desenvolvidos pelas escolas”, afirmou Armindo Costa, salientando que a autarquia “apoia também a edição e produção de jornais escolares e a aquisição de livros para as bibliotecas escolares”.
“No total são beneficiados oito agrupamentos de escolas, três secundárias, quatro cooperativas de ensino e os centros sociais de Bairro, Castelões e Ribeirão, que colaboram com o município na oferta das actividades de enriquecimento curricular”, adiantou.
Destacando a “aposta estratégica da Câmara Municipal no incremento de uma Educação para Todos”, o presidente da autarquia apontou ainda outros investimentos como a comparticipação nas refeições e nos transportes escolares; a oferta de manuais a 6500 crianças e a colocação de alarmes em todas as escolas do 1.º ciclo, entre outras medidas assinaladas.
FAMALICÃO INVESTE MILHÕES NO FUNCIONAMENTO DAS ESCOLAS
O presidente da Câmara Municipal de Famalicão aproveitou ainda a oportunidade para destacar a comparticipação do município no funcionamento das escolas do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo.
“Só em 2007, o funcionamento das escolas em Famalicão implicou um investimento de 6,5 milhões de euros, tendo a Câmara Municipal recebido do Ministério da Educação apenas uma comparticipação de 4,5 milhões”, referiu o edil, explicando que “isto significa que o funcionamento da escola pública, que devia ser uma tarefa garantida na totalidade pelo Ministério da Educação, necessita, para sobreviver, do esforço financeiro do município em 50 por cento, aproximadamente”. E acrescentou: “Estamos a falar de despesas com o funcionamento das escolas, nomeadamente no que diz respeito ao serviço de refeições, ao prolongamento de horários, ao apoio pedagógico, à despesa com auxiliares de acção educativa, entre outros”.
-
Assinatura em pdf4 dias atrás
Edição papel nº288 do Jornal do Ave
-
Região2 semanas atrás
Santo Tirso acolhe Feira e Fórum do Mel
-
Trofa2 semanas atrás
Choque em cadeia provoca seis feridos na variante de Santo Tirso
-
Trofa2 semanas atrás
Centro Qualifica AE Trofa celebra S.Martinho e promove intercâmbio cultural entre formandos
-
Trofa1 semana atrás
Leilão da Horainox: Unidade industrial e equipamentos avaliados em mais de 860 Mil Euros disponíveis até 20 de Novembro
-
Trofa1 semana atrás
Abriu ao transito a nova rotunda e Avenida de Mosteirô
-
Falecimentos2 semanas atrás
Falecimento de António Manuel Vieira de Araújo
-
Falecimentos1 semana atrás
Falecimento de António Maia de Sá