Edição 590
FALUAL especializa-se no fabrico de elétrodos revestidos para soldadura elétrica
Os elétrodos revestidos são consumíveis que integram um dos processos de soldadura eléctrica por fusão e com aplicabilidade em variadíssimos tipos de indústria. São constituídos por um núcleo ou alma (varetas) que permite a passagem de corrente eléctrica e o fornecimento de metal de adição, e o revestimento que tem como características as funções eléctrica, física e mecânica e ainda a metalúrgica. Sendo todo o processo produtivo criado e desenvolvido em Portugal.
Num mercado cada vez mais global, pleno de desafios e onde é necessário ser-se extremamente competitivo, a Fusion Point terá como enfoque inicial a internacionalização para os mercados europeu e africano.
Segundo António Conceição, diretor-geral da divisão de soldadura, a Falual, ao interessar-se pelo fabrico de elétrodos, “procurou uma empresa com conhecimentos técnicos e know how” na fabricação destes consumíveis para segmentos especiais. “A FusionPoint, detentora dessa experiência, constituiu uma garantia através da sua equipa com técnicos especializados e uma vasta gama de elétrodos”.
Um dos trunfos da FusionPoint é a capacidade de liderar todos os processos de fabricação de elétrodos “sem necessidade em adquirir massas pré-misturadas a outras empresas”, procurando directamente a matéria-prima a fornecedores internacionais que “garantam a melhor qualidade a um preço competitivo”, explicou António Conceição. O outro é o atendimento personalizado e capacidade técnica no aconselhamento a clientes.
Com a aquisição de equipamento tecnologicamente evoluído e na vanguarda da produção deste tipo de consumíveis, a empresa tem construído os alicerces necessários para entrada no mercado global.
Além de produtos de marca própria, a empresa já opera para outros distribuidores.
Depois de uma fase experimental, a FusionPoint iniciou atividade em junho e conta, atualmente, com nove colaboradores.
A constituição dos eléctrodos?
Os eléctrodos revestidos são constituídos por uma alma metálica circundada de um revestimento constituído por produtos químicos metálicos e não metálicos. O revestimento tem um papel preponderante ao influenciar as características do metal depositado, a operacionalidade do eléctrodo. As reacções químicas desenvolvidas durante a fusão do eléctrodo são de relevância extrema e de elevada complexidade.
O elétrodo revestido é um dos processos mais versáteis de soldadura da indústria usado no mundo inteiro e nos países mais avançados conta com aproximadamente 60 por cento do metal depositado através deste processo.
A FusionPoint produz diferentes tipos de elétrodos especiais, como os que servem para a soldadura dos aços ao carbono e de baixa liga, aços inoxidáveis, níquel e suas ligas, ferro fundido, metais não ferrosos e refratários. Fabrica ainda elétrodos para cortar e chanfrar e para revestimentos protetores. A produção obedece aos critérios e normas internacionais de soldadura.
-
Assinatura em pdf6 dias atrás
Edição papel nº288 do Jornal do Ave
-
Trofa1 semana atrás
Leilão da Horainox: Unidade industrial e equipamentos avaliados em mais de 860 Mil Euros disponíveis até 20 de Novembro
-
Trofa1 semana atrás
Abriu ao transito a nova rotunda e Avenida de Mosteirô
-
Falecimentos2 semanas atrás
Falecimento de António Maia de Sá
-
Falecimentos1 semana atrás
Falecimento de Maria da Conceição Dias e Silva
-
Desporto2 semanas atrás
Reko Silva reforça meio-campo do Trofense
-
Trofa1 semana atrás
Noélia Pedrosa e Gabriela Araújo vencem o concurso Lusófono da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo 2024
-
Trofa2 semanas atrás
MELHORES ALUNOS DO ANO LETIVO 2023/2024 PREMIADOS PELA CÂMARA MUNICIPAL DA TROFA